quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Uma série de primeiras vezes - mais um novo ano lectivo

Começou esta semana mais um ano lectivo, que traz com ele várias mudanças e alterações.
Na 2ª feira houve portanto várias primeiras vezes:
  • o mais velho entrou numa nova escola no 5º ano - uma escola maior, que vai do 5º ao 9º ano. Estava nervoso (apesar de dizer que não se sentia nada nervoso). Estava mal disposto quando saímos de casa. Pior ficou quando viu o trânsito que estava nas redondezas da escola nova (que é paredes meias com o maior colégio da linha, e por isso o caos de trânsito naquela zona é normal, coisa que eu desconhecia, claro está). Lá estacionei um bocado longe, o Tê tinha visto o trânsito e resolveu esperar de mota para poder ficar com as miúdas no carro e eu lá fui com o mais velho até à escola. Estavam uns 200 miúdos e respectivos pais à porta, tudo a passar o cartão e a maior confusão. Ele cada vez mais mal disposto, ainda mais porque já passava da hora de entrada. Às tantas os nervos foram de tal ordem que vomitou (muito discretamente) e lá se começou a sentir melhor. E foi para a escola, que isto no primeiro dia não se pode faltar.
  • a do meio ficou na mesma escola, com a mesma turma e professores. Costumamos sempre tirar foto à porta da escola, mas com a confusão anterior já eu estava a ficar sem tempo, parei à porta e ela saiu, como num dia normal, por isso pela primeira vez não tirou foto antes de entrar (já tinha tirado foto em casa, menos mal)
  • a mais nova perante todo este stress, resolveu chorar quando finalmente a deixei na escola - e foi a primeira vez. 
  • antes de ir para o trabalho achei por bem passar outra vez na escola do mais velho (mais uma primeira vez!), para ver se o via pelo portão e confirmar que estava melhor (escola nova, sem conhecer os adultos, e ele sem telemóvel que é coisa rara hoje em dia). Senti-me muito mãe galinha e exagerada, mas só queria ver se ele não estava a vomitar sozinho a um canto. Claro que havia vários pais, ainda mais galinha do eu (uma mãe queria ver a filha porque ela estava muito sozinha - não vou comentar isto porque eu também lá estava, mas enfim). A senhora da portaria deixou-me entrar e vi-o a passar a correr, num jogo de apanhada com amigos novos e antigos.Na maior, portanto.
  • sabendo de antemão que a do meio seria negligenciada nesse dia, porque para ela não houve mudanças, deixei pela primeira vez um bilhete fofinho na lancheira. No geral sou contra os bilhetes fofinhos porque me lembro que ficava com muitas saudades da minha mãe, mas achei que ela merecia, e ainda merecia mais depois de ser despachada às três pancadas.
  • também pela primeira vez resolvi ligar para a escolinha da mais nova para saber se já tinha passado o drama, e claro que tinha.

    Depois disto, fui trabalhar (como se fosse a primeira vez!).
    Que canseira, tanta novidade

1 comentário:

Cartuxa disse...

Ahah, a galinhice inata e que tentamos um bocadinho combater aproxima-nos!! Eu escrevi um bilhete na lancheira esta semana mas não tinha nada de fofinho: A fruta é para comer e não para ficar na lancheira! Come a maçã!