sábado, 8 de janeiro de 2022

Livro 1/2022

 


Mais pesado do que o céu - a biografia definitiva de Kurt Cobain, de Charles R. Cross

Arrancamos o ano com um calhamaço de 500 páginas, começado mesmo no último dia de 2021, e muito beneficiado pelo meu isolamento, que me permitiu dedicar boas horas à leitura, e melhor que isso, a ir confirmar episódios, recordar canções, verificar letras à medida que ia avançando na leitura.
Adorei.
Que viagem aos anos 90, que regresso à minha própria adolescência - recordo tão bem o que ouvi a cassete do Nevermind, e perfeitamente também o momento em que soube da sua morte (estávamos numa aula e um amigo meu ia apresentar um trabalho e começou por projetar uma homenagem ao seu ídolo que tinha morrido - eu nem queria acreditar, e nem sei dizer quantos dias depois da sua morte é que isto aconteceu, lembro-me da necessidade de ir confirmar a notícia algures - na era pré-internet e pré-MTV era tarefa bem complicada, como sabem).
O livro foi escrito em 4 anos e reúne mais de 400 entrevistas, e parece-me ser uma biografia bastante isenta e sem juízos de valor. É de facto uma viagem de amadurecimento vermos um icon da juventude dissecado desta maneira, perceber a importância que teve o divórcio dos pais, as discussões que os pais mantiveram um com o outro, o facto de ter ido viver com o pai, a relação super conflituosa com a mãe, o ambiente de profunda pobreza - económica, cultural, espiritual - em que cresceu. Adorei saber o contexto em que foram escritas as canções que marcaram a minha juventude, que quando chegaram até mim já a vida dele tinha dado uma volta tão grande (entre a escrita das canções e o lançamento do álbum a vida dele muda radicalmente) - saber de onde vem o título "Smells like teen spirit", quem era a rapariga de "About a girl", reconhecer o episódio que vai levar a "Heart shaped box" - tudo músicas que fui revisitar e que conheço de cor, algumas apesar da dificuldade em as interpretar.
Era um músico excepcional, um verdadeiro poeta, com uma voz maravilhosa, mas uma pessoa tão perturbada, tão cheia de conflitos e contradições, com tantos defeitos... a partir de certo momento já eu conseguia adivinhar como é que ele iria reagir a determinada situação. E fica o aviso: muito do que ele disse em entrevistas ao longo da vida é mentira, ou pelo menos exagero.
Um verdadeiro case-study psicológico.
E infelizmente aquilo que se dizia em 94, e agora depois de ler o livro tenho a certeza, os Nirvana estavam acabados, e a carreira de Cobain não iria durar muito mais com certeza.
Fica a sua música que marcou toda uma geração e influenciou tantas e tantas bandas. Foi um marco.
O próprio sucesso deles apanhou toda a gente de surpresa - a previsão de vendas de Nevermind rondava
os 50 000 cópias, chegou ao milhão em muito pouco tempo. E aconteceu sem manobras de marketing por trás, eles eram eles próprios sempre, e nem conseguiriam ser de outra forma. As canções de um miúdo esquisitóide de uma terrinha no meio do nada a chegarem aos tops mundiais, e a fazerem História até 30 anos depois.
Ofereci este livro ao marido cá de casa, para quem os Nirvana são "a banda".
Dou 5 estrelas e recomendo muito a quem foi fã da banda.

1 comentário:

Tella disse...

Que bela review!