segunda-feira, 1 de julho de 2013

As praias aqui da zona

Todos os anos é a mesma coisa, este ano ainda pior ou porque a) está tudo desejoso de praia depois do longo inverno que tivemos ou b) com a crise ninguem vai de ferias para lado nenhum, chega-se ao verao e as praias perto de Lisboa ficam a abarrotar de gente.
Ele é gente na areia, na água, nas esplanadas, e o pior, instala-se o caos no estacionamento.
Já para não falar na fila para ir para a costa, que começa em Belém.
Ontem combinámos ir para o Guincho, mas chegamos ali a S. João do Estoril e voltamos para trás pois ligou o meu cunhado a dizer que estava tudo parado até Cascais, impossível de estacionar.
Tentámos ir para Carcavelos e foi pura perda de tempo. Ficámos horas no estacionamento, nem para a frente nem para trás, um calor de morrer, gente por todos os lados.
E o Te com cada vez menos paciência, que quem apanha transito todos os dias para Lisboa a última coisa que quer é estar parado dentro do carro à ida para a praia.
Acabámos por ir só nós 4 para a Parede, praia que nunca nos deixa ficar mal (ou raramente, vá), estacionámos à porta e na sombra, com montes de espaço na areia (eu explico, chegámos na hora em que as pessoas da praia da Parede - famílias com crianças pequenas e velhotes - já se estão a ir embora e estava maré vazia), e uma água para lá de espetacular. Foi um excelente dia de praia, que foi, mas não teve nada a ver com o dia de praia com os amigos que tínhamos em mente.
No FB, à noite, imensos comentários das mais diversas pessoas a elogiar o Guincho e as praias da Costa, que estavam todas para lá de espetaculares. E eu pergunto, mas esta gente está a falar dos mesmos sítios que eu? Ou estão todos a gozar para meter inveja aos amigos do FB? A que horas vão para a praia para estacionarem na boa? 8h da manhã? 6 da tarde? Ou não se importam de ficar 2 horas enfiados no carro antes de ir para a praia?
Alguém me esclarece?

5 comentários:

joaninha disse...

Eu sou suspeita porque moro ao lado das "praias da costa" e não apanho trânsito. Mas sim, vou para a praia às oito da manhã e às cinco da tarde, por causa dos miúdos.

Cartuxa disse...

Pois eu meti-me a caminho e fui visitar a nossa antiga praia de férias, Vila Real de Sto António que estava para lá de espetacular! Foi um autêntico reviver o passado, houve muitos lugares p estacionar e a praia estava tão boa... So pra teres uma ideia: apanhámos 2,5kg conquilhas e o G tomou 2 banhos, um dos quais de meia hora, nas ondas de Levante. Quem o conhece, sabe o que isto significa!

Mary QA disse...

Wow Cartuxa, estou de boca aberta...

Costeira queimada disse...

Pois eu parti às seis da tarde para a costa e estacionei na boa! Isso sim! Mas só consegui chegar a casa à meia-noite, pois o regresso foi de pesadelo...Às oito e meia da noite a fila estava no parque de estacionamento da praia e nem os restaurantes tinham lugar para jantar... acabámos no fim da praia (fomos a pé até ao bar mais longe onde havia lugar) a comer pica-paus e beber cervejolas e a falar da nossa próxima viagem a Marrocos. Apesar de tudo correu muito bem!

P. disse...

Eu parti as 10:20 para a Caparica e demorei 35min, muitos carros mas nunca parado.
Praia de S.João (pagas 3,5€) mas tens lugar à sombra e perto da praia. Estive com amigos e o F. correu que se fartou pois estava maré vazia.
às 13h30 fomos para casa (sem transito pq quem vai pra caparica vai o dia todo), pois às 14h30 tinhamos a L. para ficar connosco até domingo. (agora era um post de um pai de 3, qd o mais velho tem 2 e pouco).

Quanto ao outro lado:
1) Indo pela entrada das amoreiras, normalmente safas-te bem até à ponte.
2) Liga-me e digo-te o caminho pela Trafaria (muito menos transito).
3) No dia mais caótico do ano (25 de abril) em que toda mas toda a gente foi para a praia, demorei a voltar 50min, sem ser pelo caminho alternativo 2h e tal.
4) invejo o dia da Cartuxa.
5) ir para o outro lado sem ser praias de sao joão esquece mesmo.

Quando está mesmo transito a nossa opção tem sido ir para a Praia Grande, é um bocadinho mais longe, mas não há transitos e sabemos onde estacionar e andar um bocadinho a pé!