segunda-feira, 8 de julho de 2013

Bebe que isso passa

Duas coisas estranhas e relacionadas com álcool que se passaram cá em casa hoje.
1) vou buscar café a despensa e a caixa está com uns pingos de uma nhanha castanha em cima, tipo mel escuro. Olha queres tu ver, pensei eu, que se partiu o frasco do mel? Mas não. Segui o trajecto do pingo e percebi que se tratava de uma garrafa de jeropiga caseira oferecida por um vizinho ainda na casa antiga, que começou a verter. A garrafa estava na horizontal, e tinha a rolha toda suja de jeropiga condensada, que ia caindo aos poucos para as prateleiras de baixo.

2) Algumas horas mais tarde, estando eu a fazer qualquer coisa na cozinha, ouço um grande estrondo na sala, como se tivesse caído uma prateleira da estante. Não tinha. Chego a sala (as escuras porque a mai nova estava a dormir no sofá) e vejo duas molduras tombadas na prateleira de cima. Eh pa, pensei eu, tanto barulho para serem só duas molduras? E nisto começo a sentir umas pingas a caírem-me nos pés... Acendo a luz, e o que era? Uma garrafa de espumante, que estava atrás das outras garrafas que tenho na prateleira do meio, que com o calor, explodiu. A rolha já não tinha aquela prata nem o arame a segurar, deve ter ficado por abrir desde o fim do ano e foi arrumada la atrás sem o meu conhecimento, que sou amiga de uma boa pinga mas também não olho para a zona do bar cá de casa assim com tanta atenção. E pronto, era espumante no papel que forra a estante, nas molduras e nos álbuns de fotografias forrados a tecido das prateleiras inferiores...

Posto isto, vou tomar isto como um sinal, e vou começar a dar cabo do álcool cá de casa, antes que ele de cabo de mim...


(e antes que pensem, ah e tal, esta rapariga bebeu foi uns copitos a mais hoje e agora quer encontrar uma desculpa, fiquem sabendo que a minha querida mãe  assistiu a ambas as cenas, e não me deixa mentir)

1 comentário:

Cartuxa disse...

Isso é do calor tão agradável que se tem feito sentir...cá em casa é comum... da última vez foi uma de rosé, estava nova em folha e explodiu partindo o gargalo, saltou este agarrado à rolha e foi fazer mossa no armário da frente! É sempre muito agradável ter essas cenas para limpar...vidros e vinho, ui... Eu que sou sensível quase fiquei pifa com as inalações da limpeza, lol!!