Sinterklaas!
O Sinterklaas, acompanhado pelos Zwarte Pieten, vem de Espanha de barco, e chega ao porto de Rotterdam a meados de Novembro. Vai visitando várias cidades da Holanda até ao dia 5 de Dezembro.
Hoje é o dia em que muitas crianças recebem os seus presentes no sapatinho - apenas as que se portam bem, pois as que se portam mal são metidas dentro do saco e levadas para Espanha até ao próximo ano (como a História destes países se cruza e se confunde!).
Os Zwarte Pieten são mouros e fazem diabruras , mas ajudam o Sinterklaas a dar os presentes.
Algumas famílias têm a tradição de deixar um presente no sapatinho desde hoje até ao Natal - pode ser apenas uma maçã ou uma mola da roupa, ou um brinquedo a sério, mas todos os dias há qualquer coisa.
A partir de amanhã já vai ser menos Natal nas lojas - deixa de haver o Natal-dos-presentes-e-das-crianças para haver apenas o Natal-das-decorações-e-da-festa.
Lamentavelmente não é feriado nacional, que esta malta não se deixa convencer com essas coisas... Sinterklaas sim, presentes sim, mas toca a ir para a escola e para o trabalho, que o país não pára por causa disso.
Para nós estrangeiros tudo isto é completamente estranho e pitoresco.
Os Zwarten Pieten parecem palhacinhos e são assustadores, e o Sinterklaas como tão bem descreveu o meu amigo L. "essa mistura de pai-natal com Bento XVI" não nos convence.
Temos pena...
Sem comentários:
Enviar um comentário