sexta-feira, 19 de junho de 2015

O último post sobre co-sleeping?

Não quer dizer que tenha acabado cá em casa, mas posso afirmar que reduziu drasticamente.
Descobri na net uma dica que se dizia infalível para evitar que as crianças acordem a meio da noite e venham para a cama dos pais.
Dizia o artigo (não o consigo encontrar) que eles acordam devido aos seus ritmos de sono. Entre um ciclo de sono e outro eles despertam e ao ver-se na sua cama sozinhos, ganham o hábito de se levantar e ir para a cama dos pais.
O truque está, basicamente, em quebrar esse ciclo. Como?
Eles deitam-se por volta das 21h, e ela aparecia na nossa cama por volta das 3h.
Agora, antes de eu me ir deitar (por volta das 24h) vou ao quarto e perco uns minutos a fazer-lhe festinhas, dar beijinhos, mudo-a de posição, abraço-a, tudo com suavidade mas quase quase que a acordo. Ela precisa de se aperceber que eu estou ali, muitas vezes abraça-me também ou ela mesma muda de posição. O importante é fazer ali uma "pausa" no sono que ela está a ter.
Depois deixo-a a dormir e vou embora.
E só vos digo que tem funcionado muito bem.
Não funciona sempre, é certo, mas a verdade é que o saldo é mais do que positivo. Em cada 7 noites ela tem vindo para a nossa cama 2. Ora 2 é bem melhor que 7!
Depende muito dos ritmos, e se altera alguma coisa na rotina já não funciona tão bem, mas ainda assim eu estou encantada.
Fica a dica, para quem dela precisar.



Sem comentários: