terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Livro 5/35 2021


 

A Odisseia de Baldassare, de Amin Maalouf

Primeira obra que leio deste autor, apesar de estar na minha lista há bastante tempo. Comprei este livro no último dia de "liberdade", na véspera de entrarmos no novo confinamento. Resolvi ir comprar os presentes da mais nova, e sabendo que íamos confinar outra vez trouxe livros para todos e para mim também - não me lembro do último livro que comprei para mim sem razão aparente (nem Natal nem anos).

Não desiludiu, nada. É daqueles que só me ocorre a expressão "aventuras e desventuras".
Passado em 1666, é um diário de um mercador que faz uma viagem de meses a fio, na perseguição de um livro que supostamente lhe iria iluminar o caminho e fazer uma revelação.
A importância do tal livro (que é o que vem referido na contra-capa) é apenas um aspecto, a viagem, o caminho, as tais aventuras e desventuras são a parte mais importante.
Um retrato fiel do Império Otomano e da Europa do séc. XVII, em diferentes aspectos, uns que os unem e outros que os afastam, na voz de um homem com quem nos identificamos de imediato - o tom de diário permite entrar na sua intimidade, nas suas ideias, na sociedade e no mundo da época visto de dentro.

Daqueles que apetece sentar e ler, tive momentos em que me ri com gosto.
Dei 4 estrelas, recomendo e empresto.

Sem comentários: