segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fraldas de pano - review

Como alguns de voces provavelmente (secretamente) previram, usámos muito pouco tempo as nossas fraldas de pano.
No entanto, isso teve a ver com uma única questão: a entrada do baby para a escola.
Era suposto o baby ficar com a avó, que foi consultada e aprovou as ditas antes da sua compra (porque para as avós as fraldas de pano são a coisa mais normal do mundo), mas por um golpe do destino o baby acabou por ter de ir para a escola, e eu sinceramente nem coloquei a hipótese de levar as fraldas de pano. Nunca sequer perguntei se ele podia levar, porque pura e simplesmente não quero chegar ao final do dia e ter de lavar fraldas sujas que ficaram o dia todo dentro de um saco na escola. Usou as fraldas de pano durante a minha licença, e depois acabei por as por de lado, por ser mais conveniente usar as outras.
Decisão minha, portanto.

No entanto, o saldo do uso de fraldas de pano é positivo.
Comprei dois tipos. Umas mais baratas, que se prendem com um gancho, e outras mais caras que tem molas que permitem ajustar a vários tamanhos.
As que se prendem com gancho são muito bonitas mas são para esquecer. Era impossível aquilo ficar bem ajustado, e torna-se muito difícil acertar com a medida certa num bebé que se mexia bastante.
Das outras fraldas, com molas de pressão, só posso dizer bem. São um bocado grandes, eles ficam com o rabiosque bastante almofadado, mas tirando essa questão estética são iguais às outras. Na altura sairam tantos cocós por fora nas fraldas de pano como nas descartáveis, e aconteceu pouco tanto numas como noutras.
Gostei também da sensação de as usar. Se só usamos coisas de algodão em contacto com a pele do bebé, porque razão com as fraldas há-de ser diferente? Quando lhe mudava a fralda parecia que fazia mais sentido serem fraldas de tecido, de algodão macio como a roupa interior. Gostei.
O papel para absorver os cocós também se revelou útil. Basta apanhar o papel, deitar fora, e a fralda ficava apenas molhada e ocasionalmente com umas manchinhas.
O pior ainda foi que não secavam muito facilmente, mas como se sabe, neste Inverno nada secava facilmente.
E senti que enquanto as usei as fraldas descartáveis duravam muuuuito mais do que agora. Não foram muitas, mas pelo menos livrei o ambiente de algumas fraldas que daqui a 500 anos ainda cá estão...
Não sei até que ponto foi um bom investimento comprar as fraldas de pano, com respectivas capas plásticas (2 de cada tamanho e cheguei a usar 2 tamanhos) e o papel, mas não afasto a hipótese de as voltar a usar num próximo filho.
Pelo menos, fico com a certeza que tentei.

2 comentários:

Naish disse...

Tá bem tá, não dá jeito andar com caca na mochila... mandastes (sim, com s) as convicções às urtigas!

:)

Mary disse...

Pois... se o menino ficasse em casa da avó, a avó lavava as fraldinhas do menino e seria mais fácil eu manter as convicçoes... enfim, pelo menos tentei!
Welcome back Naish! Este blog anda parco em comentários!