segunda-feira, 4 de março de 2013

Decisões, decisões...

Andamos em pesquisa sobre a escola dos miúdos.
Puf. Que assunto tão sério. Tantas coisas a ter em conta, tanta coisa em que pensar.

O mais velho anda na escola, mas foi muito fácil de escolher.
Tínhamos muito pouco tempo, e foi uma escolha completamente instintiva.
E não me arrependo nada, gosto mesmo muito da escola onde ele anda (que vai só até ao pré-escolar). Não sendo a escola-perfeita, porque isso não existe, é a escola perfeita para nós.

Sou completamente a favor da escola pública.
Mas seguramente só há vagas para os meninos de 5 anos. Quando ele tiver 5 anos já ela tem 3, e está na idade de entrar na escola também...
Fui visitar a escola pública aqui da minha zona, e não senti aquela empatia que estava à espera. Não adorei um ou outro pormenor, nomeadamente em relação à alimentação.
O meu instinto não ficou nada convencido, e isto dito por mim é irónico, porque eu não costumo ligar nenhuma ao que me diz o instinto.
Mas também não costumo ter nas mãos o futuro de uma pessoa, ou melhor, duas.




10 comentários:

P. disse...

Ui... esse tema é sempre dilema!!
Nós ainda (bastante) mais atrasados que tu, por isso imagino, já pensamos e quando chegar aos 5 anos o que fazemos?
Gostamos muito da escola onde ele está, mas a publica que dá continuidade, no thanks!

Mas já investiguei e há escolas publicas muito boas e relativamente perto (o que é sempre essencial) e cada vez mais sou a favor das escolas publicas, ao menos sempre fazem sentido os meus (cada vez mais) impostos!

Procura que vais ver que elas existem também na tua zona... senão vinde para Lx viver! ahah!

para que serve o Estado disse...

P
A prima vai estar à espera na (boa) escola pública da tua zona! Se tudo correr bem, em Setembro lá estará! Acho que ainda se vão cruzar!
A minha aprendizagem só veio à 3ª!Os outros estiveram na escola privada até ao 6º ano e nasceram em hospital privado, a última vem beneficiar dos tais imposstos que vimos pagando...

P. disse...

PQSE,
Já ouvi dizer, é essa mesma escola que estamos a pensar.
Ouvimos de ti que era muito boa e de uma prima da M. a mesma coisa, que tem lá uma amiga professora.

A crise obriga-nos a que no 1º aprendamos a lição e o privado apenas seja conversa de que "até era giro e bom".

No fundo essa escola publica não só é boa, como é muito a caminho de pais e avós... Espero que se cruzem, e que a tua seja a defensora do nosso!

Tella disse...

E olha que os meninos que fazem 5 anos depois de setembro nem sempre têm vagas...

Cartuxa disse...

os meus andaram sempre no público, aqui não temos alternativa, pelo que nem passei por esse dilema. Estou muito satisfeita com todo o seu percurso, são bons alunos e sentem-se lá muito bem. Habituam-se de pequenos a conviver com todos os estratos sociais, com etnias diferentes e isso faz parte de um crescimento saudável. Só chamo a atenção para uma coisa: se quisermos que eles realmente aprendam e não se limitem a passar de ano, temos de dar bastante apoio em casa, aquilo é o cada um por si e o salve-se quem puder desde cedo. Não há condições (ou vontade política, o que quer que seja) para estimular os bons alunos, o que é muito frustrante para alunos e pais.Cada vez que vou às reuniões oiço o mesmo: não tenho nada a dizer sobre o seu filho. O A e o B fizeram um esforço notável e serão recompensados, com o seu está tudo bem, como sempre. O meu estuda que se farta mas ninguém parece dar por isso, salvo honrosas exceções. E depois sobem-se as 5 negativas do ciganito para ele poder passar de ano e não deixar a turma onde se sente tão bem integrado e o nosso tem 90% nos testes e não lhe dão o 5 porque «pode não o conseguir manter no próximo período»...Portanto, a menos que os estudos não sejam para vocês assim tão importantes, comecem desde cedo a prepará-los para crescer com desilusões! E injustiças, e sapos pela goela abaixo.Em doses cavalares, lol...

P. disse...

Viva a mãe revoltada ;)

Mary QA disse...

Aqui na zona há boas escolas públicas, mas mais para a frente. No pré-escolar, não digo que não seja boa, mas lá está, só mesmo a partir dos 5 - nesta especificamente disseram que os de 5 entram todos, menos mal.
Além disso fiquei de pé atrás com a questão da alimentação: não podem levar de casa (só em casos excepcionais) mas depois é uma empresa externa, que traz a comida refrigerada 2 dias antes, tudo dentro da norma, mas bolas, na escolinha actual é uma senhora querida que lhes faz o almocinho, que conhece os meninos todos e tal, e pensar nele ainda no pré-escolar a comer comida dessa... buuuu... não me agrada.
Enfim. Estamos balançados para uma escola que pertence a uma Associação, em que se paga consoante o rendimento. Em termos educativos tenho boas referencias, sei que podem levar o almoço, falta-me conhecer o espaço, pois só conheço a secretaria. Mas fazendo as contas ao que vamos pagar, por mais uns quantos euros por mês poderiam estar num colégio XPTO, com imensas actividades e uma filosofia de que gosto bastante também.
Pronto, é isso tudo vezes dois.
Puf

Naish disse...

Qual é a escola pública perto de casa do P? Calhando também é perto da minha...

Confesso que já tenho com que me preocupar com o "hoje", não me sinto nada preocupado com o que vai ser dentro de 3 anos...

P. disse...

Naish,
A escola é ainda mais perto de tua casa do que de minha... é na praça de Londres ao lado do Filipa. Várias opiniões muito boas sobre a mesma...

mãe q sabe contar disse...

Mas no caso da filha do Naish já não está garantida entrada no ano em q faz 6 anos, porque faz em Outubro. É mais difícil. No caso do P e meu não há problema porque são de Março e Abril. Garantiram-me q entra.
O que acho da escola pública, ainda só na óptica de quem lá vai contar umas histórias, é mesmo o que diz a Cartuxa, é uma escola q prepara os miúdos para coisas muito diferentes do que só o ter boas notas. Não tenho dúvidas que o teu filho está muito mais bem preparado para a vida real do que muitos bons alunos com os 5 garantidos por professoras confiantes. O problema é que quando afunila para entrar na universidade esse é o único critério q conta...