terça-feira, 25 de outubro de 2016

Nova moda (já antiga)

A das lavandarias self-service. Nova moda por cá, antiga lá fora, a avaliar pela quantidade de filmes que incluem cenas passadas na "laundry".

Na Holanda, na nossa primeira casa não tínhamos máquina de lavar (nem espaço para a ter), mas havia uma lavandaria ao fundo da rua que me deixou desde logo rendida.
As máquinas são muito maiores que as de casa, tal como as máquinas de secar (que nunca sequer tive em casa). Levava a roupa toda dos dois, fazia duas máquinas (separadas por cores), e uma de secar (onde cabia a roupa toda), no final a roupa sai sequinha e direitinha e é só dobrar ali mesmo. A roupa toda lavada e pronta a usar no tempo em que lemos alguns capítulos de um livro (e ainda me lembro dos livros que li sentadinha à espera da roupa nessa lavandaria). Um mimo.

No ano passado, como sabem, fartou-se de chover, e o drama da roupa acompanhou-nos e de que maneira. Tinha um estendal sempre cheio de roupa no escritório, com o desumidificador a funcionar dia e noite, e aquecedores espalhados pela casa sempre com roupa por cima também (coisa que eu sei que não se deve fazer...). Um tormento.
Às tantas uma colega de trabalho a quem me queixei deste problema sugeriu ir a uma lavandaria, nem que seja só para secar a roupa, e a verdade é que nos últimos anos surgiram algumas nas redondezas. Lá foi o Tê com dois ou três sacos de roupa molhada para descobrir que havia filas de horas de espera em todas as lavandarias da zona! Faz sentido, estava toda a gente com o mesmo problema... Mas regressar a casa com a roupa na mesma estava longe de fazer parte do plano...
E pois que há uns dias inaugurou mais uma lavandaria self-service mesmo ao pé da escola dos miúdos (e de minha casa), e hoje lá levei uma máquina de roupa para secar.
Que maravilha! Em pouco mais de meia hora - nem deu para ler quase nada - regressava a casa com a roupa seca, dobrada e pronta para por na gaveta.
Que saudades desta rapidez, desta eficácia de pôr a roupa a lavar e poder usar pouco depois!
Têm aqui uma cliente fiel!
Espero que tenham muito sucesso para se manterem abertos muito tempo (bem vou precisar quando formos 5 cá em casa) mas que esse sucesso aconteça fora do meu horário!
Terei um problema mesmo resolvido!

4 comentários:

3º filho disse...

E quanto pagas por secar essa roupa toda?

Nós tb temos na nossa rua e fiquei espantado com o barato que é a relação preço/kgs de roupa. (acho que fica mais barato que ter máquina de secar, que não tenho).

Mary QA disse...

Secar são 1,5€ - acho mesmo que não compensa ter em casa! Cabem pelo menos 3 máquinas de roupa, e talvez os tecidos mais grossos precises de mais tempo, mas podes ir metendo mais moedas a meio do circuito, não precisas de meter mais 1,5€
Já a lavagem achei mais caro que na Holanda (do que me lembro): são 6€ por 12kg (=2 máquinas de casa), 8€ por 16kg e 9,5€ por 20kg.
Hei-de lá ir lavar o tapete do quarto dos miúdos.

Raquel Ribeiro disse...

Vai abrir aqui uma bem pertinho de mim! Nunca experimentei

Mary QA disse...

Já la voltei e estou mesmo fã! Lavar a roupa e tê-la pronta na gaveta pouco depois, é um luxo que nem no verão! Pq em vez de estarmos a estender no estendal, esse tempo é passado a ler uma revista à espera que a máquina termine!
Estou com os cestos da roupa praticamente vazios, e isso cá em casa... nem mesmo no verão!