domingo, 11 de maio de 2008

Notas sobre a Afilhada

Esta foi a primeira vez que a Afilhada passou uma noite comigo. E são muitas as coisas que descobri/confirmei sobre ela.
Uma coisa é saber pelos outros, e outra é ver com os próprios olhos.

Não lhe conhecia o amor pelos animais. Não há cão ou gato que lhe escape quando vamos na rua, e foi o cabo dos trabalhos para a impedir de entrar no lago dos patos no Parque Morais! Corre atrás das pombas, e até os patinhos de borracha da casa de banho são motivo de festa!

Quer estar sempre no local dos acontecimentos, pelo que é mais fácil adormece-la à mesa de almoço com 10 pessoas do que no quarto sossegada.

Não tem medo nenhum do secador de cabelo, e enquanto sequei o cabelo à irmã quis logo vir participar da festa, de escova em punho a pentear a franja e a rir à gargalhada com as rajadas do secador.

Sou uma naba a dar-lhe de comer, e ela também não ajuda muito porque começa a cuspir (feita menina irritante) e eu parto-me a rir (são tão giras estas coisas nos filhos dos outros) e desisto facilmente. Mas nestas coisas quem sabe sabe, e hoje ao almoço, seguindo o conselho sábio da mãe do Tê, dei-lhe de comer em frente ao passarinho, e ela assim distraída a dar festinhas na gaiola enfardou uma tigela de sopa valente...

Não pode ouvir um acorde de música, uma canção na televisão ou qualquer som harmonioso que não se ponha a dançar, e a bater palminhas...

Tem uma cara linda de morrer, a sorrir acabadinha de acordar (irresistível).

Coisas em que sou maçarica apesar da experiência de tia:
  • adormeço-a no quarto mas esqueço-me do telemóvel na mesa-de-cabeceira (não houve crise porque ela é uma querida, mas se fosse outro...)
  • deixo-a escapar entre uma fralda e a outra porque me esqueço de pôr creme, e quando o vou buscar lá vai ela a fugir de rabo ao léu pela cama fora
  • dou-lhe o biberon da noite à uma da manhã, que supostamente é para acalmar e dormir melhor, mas despertei-a demais o que resultou numa festa na minha cama (o êxtase foi quando descobriu que a irmã também lá estava!) e eu a ver a minha vida a andar para trás
  • tento adormece-la no colo, vejo que não tenho a chucha, baixo-me com ela ao colo para buscar a chucha e ela refila - e a cena repete-se assim umas três vezes até eu conseguir agarrar a dita de uma vez
Mas sem dúvida, a repetir!

6 comentários:

Anónimo disse...

És uma maçarica muito cool! Acho que fui maçarica por opção e a triplicar... Devo ser distraída... mas esse tipo de coisas acontecia vezes sem conta e nem por isso melhorou de umas vezes para as outras!Que sódades!

Anónimo disse...

Quando é que eu conheço essa afilhada?

Isabel disse...

E eu tqmbém gostava de conhecer a tua afilhada...

Anónimo disse...

Eu tive a oportunidade e a sorte de conhecer a afilhada e, tanto ela como a irmã, são lindas de morrer, muito fofas, simpáticas, inteligentes... Gostei muito de as ter por cá neste fim-de-semana e espero tê-las mais vezes por perto. Parabéns aos pais, (que não vejo há uma década (e meia!)) mas que têm filhos lindos! E beijinhos

Anónimo disse...

gosto mto desta tua afilhada, mas voto no outro :)

Anónimo disse...

E o outro agradece e retribui, adora os padrinhos!