segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Killing Machine


A nossa máquina de lavar a roupa anda a assassinar a nossa roupa. Principalmente a minha, facto que me deixa ainda mais preocupada.
Houve uma primeira situação no Verão. Umas calças que eu adoro saíram da máquina rasgadas na perna.
Depois durante um tempo parou.
Há duas semanas foi uma camisola de gola alta que saiu com um buraco na manga, e uma t-shirt que só uso para dormir (que foi o primeiro presente que o Tê me ofereceu) com outro nas costas.
Na semana passada a máquina encravou. Desta vez munida do saber de experiência feito, lá conseguimos aceder ao filtro e tirámos de lá... o punho de uma camisola minha (que vesti no Natal, Ano Novo e baptizado, ou seja, uma camisola que uso imenso). Ainda assim foi o menos, porque é recuperável (faz-se uma bainha na manga), mas não foi a única. Ao todo saíram mais 3 peças em diferentes graus de estado lastimável - rasgadas, esburacadas em diferentes locais.
A máquina está enfurecida, e eu não percebo porquê.

As únicas hipóteses são (por serem as únicas características comuns a todas as situações):
1. o anti-nódoas que corrói os tecidos - retira a nódoa e o tecido
2. o facto de enchermos a máquina demais, a roupa fica apertada e queixa-se

A partir de hoje fiquei mais inclinada para a hipótese 2.
Explicaram-me que se deve deixar entre um palmo e um punho de espaço livre entre o fim da roupa e o tambor. Ora a informação que eu tinha era exactamente a contrária - quanto mais cheia melhor lava.
Muitas vezes apliquei a técnica que usamos cá em casa em armários e outros móveis com portas: encher tão bem tão bem que temos de fechar a porta rapidamente antes que salte alguma coisa lá de dentro.
Ando há anos a estragar máquinas sem dar por ela (nenhuma minha, por sinal).
As lesadas devem ter-se queixado ao sindicato das máquinas e esta veio aplicar a vingança.
A partir de agora esta vai ser mais bem tratadinha, vamos lá a ver se funciona.
Se continua a estragar-me a roupa vingo-me e arranco-lhe a gaveta a ver se ela gosta.

9 comentários:

Anónimo disse...

Nunca ouvi uma nabice tão grande! Nunca se deve encher a máquina da roupa até rebentar, deve-se sempre ter espaço em cima para quatro dedos da mão. Roupa sofre...

sofia disse...

Claro que é por ficar muito cheia. Vais ver que lavando mais vazia, a roupa lava melhor e não vem tão amachucada, sacodes antes de estender e depois alguma nem precisas de passar a ferro.

Anónimo disse...

A nossa não é assassina mas já reparei que as minhas camisas estão muito mais coçadas nos colarinhos e nos punhos!
Se calhar é mesmo da técnica de encher (às vezes aplico uns pontapés para entrar tudo...).
Mas quem é que te pachorra para duplicar o número de máquinas semanais? Nem eu que sou freak da arrumação!

Mary disse...

Eu logo vi que eu não devia ser a única com esta técnica do encher até rebentar - deve ser de família, está visto, este nosso jeitinho para a fadice do lar e esta delicadeza de movimentos!
No entanto deixem que vos diga que esta máquina nem tem de que se queixar, pois pelos vistos no passado fui bem mais cruel (eu e todos os que viveram comigo) - máquinas cheias faziamos nós em Santiago! Eram 4 pessoas e lavavamos a roupa TODA sempre junta, apenas separando escura e clara! Nunca tivemos o menor problema! O Guilherme na Holanda lavava a sua roupa TODA, ou seja, apenas lavava roupa quando não tinha o que vestir, incluindo roupa de cama e banho, tudo bem apertadinho, e as máquinas nunca se queixaram.
Vem esta flor de estufa, e ah e tal vou entupir com uma toalhita para avisar e depois parte assim para a agressão sem mais nem menos. Deve ser a Vingadora das Máquinas Agredidas, só pode.

Anónimo disse...

Não acho normal essa agressão à máquina... ou da máquina! acho mesmo que a máquina tem que ser muito bem tratada porque sem ela ficas bem pior... Por acaso já passaste a mão dentro do tambor? Não estará lá nada preso (tipo uma vara do "sotas" )? è que isso acontece com frequencia e pode mesmo ser isso que te está a romper a roupa. E encher a máquina sim, mas não até não respirar...! Sufocas a pobre!

Anónimo disse...

Gosto muito da tua boa disposição depois de tanta roupa rasgada:)

mas eu mandava a maquina pela janela a ver se ela gosta..

Quanto a técnicas, mantenho-me calado, acho que nunca fiz nenhuma máquina, acho?? Nunca fiz!

beijas

Anónimo disse...

Eu também me inclino para o tambor danificado ou com um clip lá preso, com as garras de fora.

Anónimo disse...

qual clip, deve ser mesmo a dita do wonderbra! achou-se agredida por ti e vai daí, vinga-se em ti, claro! quam te manda usar essas coisas??!!

Anónimo disse...

P.. ide fazer uma máquina, já! Pede ajuda à Mamã, n ão vás asneirar... olha que a máquina morde...então a da tua casa, deve estar bem ensinada!