terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Livro 1/35 2021

 

O Retorno, de Dulce Maria Cardoso.

Estava no outro dia a Raquel a dizer que só lhe faltava comprar presentes de Natal para si própria, e pois que eu já lá cheguei. O Tê e eu não damos presentes de Natal um ao outro desde que me lembro, nunca fomos de dar presentes de resto, mas este ano vi um livro giro para lhe dar e resolvi comprar este para mim - depois de um ano a ler livros que não foram exactamente escolhidos por mim, foi uma espécie de recompensa para iniciar o ano com chave de ouro - o que se confirmou.

Dulce Maria Cardoso não desilude, é só que vos posso dizer, e esta história está mesmo muito bem contada.
O narrador é um adolescente em 1975 em Angola, e a sua vinda para Portugal como "retornado". Como noutros livros, há um conhecimento de causa por parte da autora que nos faz mergulhar nos sítios e no tempo, e principalmente ver a prespectiva destes portugueses que tudo perderam e aqui caíram de pára-quedas. Para quem conheceu Angola nesta altura, e quem viveu este retorno na primeira pessoa, ainda deve ser mais impressionante, porque há sítios e expressões, hábitos, conversas, relações, ideias, problemáticas que são típicos deste tempo e espaço em que se desenrola a ação do livro.

Dei 5 estrelas e recomendo muito.

Com isto inicio mais um desafio de leitura do Goodreads.
Para 2021 resolvi baixar a fasquia para os 35 livros, acreditando que se for um ano bom a irei ultrapassar, mas com a certeza de ser uma barreira alcançável mas desafiante ao mesmo tempo - serão mais 6 livros do que em 2020.
A média será 3 livros por mês, mais coisa menos coisa, o que dá 1 livro a cada 10 dias. Se não perder tempo a não gostar do livro (dou benefício de dúvida até à pág. 50 o que pode levar um ou dois dias), é um objetivo razoável - se me ponho a perder tempo, lá terei de acelerar.
O ano começa e já vão fechar as bibliotecas, mas por agora entre presentes, compras e herança ainda tenho alguns para o confinamento. Não se pode é prolongar muito.

Boas leituras em 2021 caros leitores!

2 comentários:

Tella disse...

Comprei dois livros para mim quando fui comprar umas prendas para algumas pessoas. O Pedro embrulhou-os às escondidas e ofereceu-mos no Natal..

Tella disse...

(E concordo em absoluto: que grande livro!)