quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Baby Santos tamanho S

Ontem fizemos a última ecografia, e ficámos a saber que, contrariamente ao esperado, o rapaz ao que parece não é muito grande, estando no percentil 25 (eu sei que alguns de voces não fazem ideia do que seja, mas pronto, eu avisei que isto daqui a nada era um babyblog).
Está tudo bem, não é nada preocupante, mas tendo em conta o tamanho da minha barriga não posso dizer que não foi uma surpresa.
Disse o ecografista que os percentis normais são o 10, 25, 50 e 75, pelo que o rapaz é apenas pequeno, mas proporcionado e perfeitamente normal para a idade (35 semanas e 2 dias) e tudo e tudo.
Bem que eu já me fartei de dizer que esta barriga não é só do bebé, que tenho aqui uns belos pneus que agora não se notam, mas ninguém acreditou! Afinal, tanto tamanho e kilos a mais e a criança tem só 2300kg, e disse ele que o estimado é que às 40 semanas esteja com 2900kg!
Não é nada de especial, eu sei, tia de tantos sobrinhos cada qual com o seu peso, tenho plena consciencia disso, mas meus amigos eu não conheço nenhuma mãe (ou pai) que goste de ouvir "o seu bebé é pequenino". Porque nesse momento não nos vem à cabeça "que fixe, assim sai mais rápido!", mas sim, "o que se passou, porque é que estava no percentil 50 às 22 semanas e agora não, se eu sempre comi bem e não andei aí a stressar nem nada disso?".
Isto é aquela coisa de mãe, queremos é ve-los crescer, ficar grandes!
Enfim, está tudo bem e isso é o que é importante (o mega-cliché!).

Mas já agora filho, se a montanha tem mesmo de parir um rato, ao menos que seja uma hora pequenina, rápida e indolor, pode ser?
Obrigada.

7 comentários:

Tella disse...

35 semanas? Já? Está quase...

raquel disse...

Lol! Acho que temos os bebés trocados!

Ecografias falham disse...

Definitivamente não é para stressar. As ecografias são apenas indicativas. A minha filha do meio fez uma 3 dias antes de nascer e tinha mais 400 gr. do que o indicado na ecografia (o que com o peso dela era praticamente mais 1/4 do peso). E deixa ser pequenino, bebés grandes dão cabo de nós (digo eu, do alto da minha experiência, que tive um normal e duas mini). Cresce cá fora (outro mega-cliché, mas fundamentado e comprovado científica e empiricamente).

don't worry (another cliche...) disse...

Decididamente! Deixa crescer cá fora! Tive dois normais e um mega! E sim, é mais fácil parir um mini...qual o percentil da cabeça? também é importante...Trauma...

raquel disse...

Atenção: está uma grávida de primeira viagem a ler este blog e respectivos comentários, e que está a carregar um bebé grande. Vejam lá o que é que dizem... porque medo para o grande dia já tenho que chegue...

Os meus foram para esquecer disse...

Raquel, don't worry. Saem sempre, de uma forma ou de outra, eles saem. E por mais traumático que na altura te pareça, garanto que o que tu sentes quando tens o teu filho finalmente no colo, é mágico e faz-te esquecer o que passaste naqueles momentos. Há até cientistas (homens) a estudar o que se passa no cérebro das mulheres, porque aqueles momentos são mesmo apagados da nossa memória. Se estiver a custar muito pensa no bebé, em como daí a bocadinho vais tê-lo nos teus braços e passa a correr. Boa sorte! Uma hora pequenina!

raquel disse...

Tenho fé! Muita fé!Vamos lá ver essa tão famosa hora pequenina...