terça-feira, 22 de setembro de 2009

Fraldas de pano

Pois é, demoramos a decidir mas vamos experimentar.
Há alguns meses atrás estive a investigar em alguns sites e até fiquei algo entusiasmada com a ideia, mas depois descobri em vários blogs muitas opinioes contrárias: que cheiram mal, que é difícil vestir, que deixam sair por fora, que não é prático.
Isto mais a reacção do Te (nem pensar!) e fui deixando a ideia de lado.
Foi a mana Alex, já a começar as suas investigaçoes na área da maternidade, que voltou a puxar o assunto e me mostrou outros sites que não conhecia.
De facto as fraldas descartáveis demoram 500 anos a ser destruídas pela Natureza, são já 5% do lixo urbano, e o próprio processo de fabrico é altamente poluente. Se pensarmos na quantidade de fraldas que um bebé usa por dia, e no que isso significa para a Natureza, sinceramente faz-me impressão.
De volta às investigaçoes resolvi contactar a mãe mais "verde" que conheço (mulher do meu primo), a respeito de fraldas descartaveis ecológicas e bio-degradaveis (porque o Te tinha voltado a repetir o seu Nem pensar!).
Confrontada com o preço a que ficam essas fraldas de usar e deitar fora mais ecológicas ela lá explicou as vantagens das fraldas de pano - que não é um bicho de 7 cabeças, que é só 1 máquina de roupa de 3 em 3 dias, que é muito mais natural para a pele do bebé, que não há assaduras nos rabiosques, etc.
Resolvi continuar a pesquisar mais opinioes e acabei por ir dar com este site, da qual ela é sócia (e é tão low-profile que nem tinha dito nada!) e fiquei convencida.
Munida de calculadora fiz as contas e no final de 2 anos de fraldas as de pano permitem uma poupança de 1000 euros! Mais convencida fiquei, claro...
Este fim-de-semana fomos ter com ela a uma feira, para ver como tudo funciona. O Te lá mudou um pouco de opinião depois de ver as fraldas na mão.
Depois de voltar a pesar os prós e contras decidimos experimentar.
Comprámos o kit inicial de fralda de pano, gancho para prender, calça plástica e papel para apanhar cocó.
Sem fundamentalismos, vamos ter sempre um pacote das descartáveis à mão, mas quantas mais conseguirmos evitar, melhor. Nem que fosse uma por dia, acho que já valia a pena.
Deixarei aqui o meu testemunho.

8 comentários:

Tella disse...

Uau! Estou impressionada com a vossa decisão.
Quanto ao site da mulher do teu primo, já conhecia e comprei discos de amamentação (muito bons e que recomendo a toda a gente). Vou ter de pedir mais uns porque perdi um...

Cibele Chaves disse...

Quando estava grávida cheguei a considerar essa hipótese mas nunca de forma tão séria.
Já conhecia esse site e tudo.
Agora que a minha filha está prestes a fazer 2 anos, dei comigo a pensar que talvez no próximo filho volte a pensar a sério no assunto.
É isso e o uso do sling que só descobri aos 8 meses da minha filha.
O próximo sai da maternidade já lá enfiado :)

Cibele Chaves disse...

Olá Tella,
andamos todas nos mesmos blogues :)

PRF - Traços Gerais disse...

Boa sorte! Prepara-te para que seja o próprio Henrique VIII a exigir "Eu quero fraldas descartáveis como os outros meninos, BUÁÁÁÁ!

1.000.000 de fraldas no lixo disse...

Acho muito bem. Há 9 anos atrás, grávida pela primeira vez, também fiz a mesma pesquisa e ponderei a possibilidade de usar fraldas de pano. Na altura já se usavam nos Estados Unidos mas cá ninguém falava disso (o que faz de mim uma espécie de pioneira, sim eu sei) e acabei por desistir porque tinha que mandar vir de lá tudo, desde a fralda até aos papelinhos. Não era prático. Depois de me habituar às descartáveis e com a família a crescer, deixou de haver coragem para sequer pensar em entrar nessa
luta, porque é um esforço que tens que fazer. Muito mais roupa suja, a cheirar mesmo mal... Vais pelo caminho mais difícil, mas estás a pensar no planeta que é de todos. Way to go, Agá! Muito bem.

1.000.002 disse...

Estou à espera da expolicação da shantala...

anonimo disse...

agradeço uma mola para o nariz ... quando for ver o meu neto henrique a casa dele. henrique o sétimo ( neto )

Mary disse...

ah ah ah, que eu saiba não andava de mola no nariz em casa quando as suas 3 filhas usavam fraldas de pano!
Ass. Mary a Terceira (filha)