quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A questão do espelho

Narciso, de Caravaggio

No outro dia por causa deste post da Sofia fiquei a pensar na questão dos espelhos em casa.
Nunca tive muitos, em todas as casas por onde passei.
Na dos meus pais havia o espelho na casa-de-banho (até à cintura), e depois havia um armário com um espelho de corpo inteiro num dos quartos da cave - usado apenas em ocasioes especiais, já que no dia a dia ninguém se dava ao trabalho de ir lá a baixo. Quando a minha irmã casou, levou com ela o armário, e começamos (eu e a minha mãe) a desenvolver a técnica de subir a um banco em frente ao espelho do wc de cada vez que tinhamos uma festa, para ver como ficam os sapatos com o vestido, ou para ver se as bainhas das calças estavam direitas.
Na casa de Santiago, na da Parede, e depois nas da Holanda foi mais do mesmo. Um espelho no wc com um banco em frente se necessário era suficiente, ou mesmo o reflexo da televisão, da porta do prédio, da montra da loja em frente.
Cá em casa a tradição manteve-se, sem que dessemos por isso. A televisão até é bem grande, e apesar do ecrã ser mate, tem um rebordo bastante jeitoso para confirmar se o vestido assenta bem ou se os sapatos combinam com as calças.
Só me apercebi de que de facto havia poucos espelhos (ou melhor, apenas 1), quando vieram cá as minhas amigas da Holanda. Numa casa com 3 mulheres, 1 só espelho é manifestamente pouco! Elas acharam super-estranho, mas sobreviveu-se, claro!
Pois que agora tudo mudou.
Não por vontade nossa, mas o único armário que reunia os nossos requisitos (medidas e preço) vem com um espelho numa das portas.
Maravilha! Todo um mundo novo que se abre dentro do quarto! Amplia o espaço e dá um jeitão!
Posso finalmente ver-me inteira antes de sair de casa!
Estou rendida.

Ainda mais porque se diz que um espelho de corpo inteiro é o melhor amigo de quem quer estar em forma (nada como encarara realidade de frente!), pelo que estou também a contar com este novo "amigo" quando me faltar a motivação para ter o meu corpinho de sereia (qual??) de volta, depois de Outubro.
Vamos lá ver se ele cumpre também esta função!

4 comentários:

raquel disse...

Na casa dos meus pais havia 6 espelhos, três deles de corpo inteiro, agora na minha casinha, só tenho dois, um para cada casa de banho... Quando preciso de me ver de alto a baixo, ou subo num banco ou vejo no elevador do prédio...muito prático portanto...

Bela Benta do Rossio! disse...

Eu continuo a ter de subir a um banco...mas na casa anterior tinha de subir à borda da banheira nos dias de festa, de saltos, portanto... É, acho que melhorei! Tenho um espelho de corpo inteiro para colocar numa porta mas é tão pesado que as portas cá de casa não aguentam, está num cantinho encostado. Loll...

Pouco vaidosa disse...

Pois que sim...eu continuo a subir ao banco para conseguir ver tudo. E volta e meia quase que me espalho tal é a vontade de ver tudo no espelho...(espelho/espalho?!?)

sofia disse...

acho muito bem, agora quanto a isso de poder ajudar na manutenção da forma fisica já não sei!