terça-feira, 29 de julho de 2014

Um resumo das férias

Ou uma lista das coisas a reter para férias futuras.
  • Estas férias só os 4 são essenciais e prioritárias
  • Uma semana em Julho sabe que nem ginjas, porque sabemos que em Agosto temos mais férias, e sabe mesmo mesmo bem
  • Este ano, aprendendo comigo mesma em relação aos meus anos, resolvi baixar as expectativas ao mínimo - resultado: férias que superaram as expectativas ao máximo! Muito fixe! Não ia com a fisgada de fazer isto e aquilo e o outro, nem que iam ser os melhores dias do ano, e por isso consegui fazer mais coisas do que imaginava, e sim, foram os melhores dias do ano até agora.
  • Ignorei o relógio completamente. Um grande factor de stress nas férias passadas era a pressa em ir para a praia, em ter tudo pronto para sair de casa e aproveitar a praia ao máximo. Esquece. O pequeno-almoço também são férias, o vestir e arranjar tudo também são férias, pelo que demorámos o tempo que quisemos e colámos cromos, fizemos pulseiras de elásticos, vimos tv os 4 e contámos histórias, sem olhar para o relógio. Resultado: nunca conseguimos ir para a praia de manhã (que verdade seja dita, devia estar maravilhosa), mas foi o preço a pagar por 0 stress. Balanço positivo.
  • Simplifiquei na alimentação, e quebrei todas as regras vigentes durante o ano. Não fiz nem levei sopa (nós e a sopinha, é uma grande pancada...), durante o dia eles comeram o que quiseram, apenas ao jantar houve comida de jeito (prato e salada), de resto, quando quiseram bolachas comeram, houve bolas de berlim e gelados quando lhes apeteceu. Correu tudo muito bem, mas cheguei à conclusão que tenho de continuar com a mão de ferro na alimentação deles o resto do ano, porque principalmente o mais velho quanto mais doces come, mais doces quer, e mesmo ao fim de 7 dias de liberdade, continua a pedir doces ao mesmo ritmo - pensei que fosse acalmar ao tornar os doces banais, mas não.
  • Tb resolvi dar liberdade quanto à tv - em casa vêem 10 minutos por dia, à noite, ali deixei-os ligar a tv de manhã e ver o que queriam até sairmos de casa. Tb aqui aprendi a lição de que tenho de continuar com a mão de ferro, pq apesar de se fartarem de ver, continuaram a querer ver mais e mais, e havia sempre uma mini-birra na hora de desligar a tv e ir para a praia...
  • A compra das férias foi o corta-vento. Maravilhoso. Estávamos há anos para comprar mas nunca calhou, no primeiro dia de praia estava vento na hora do calor/da sesta, e eles, claro, sem conseguir dormir. Pegámos nas coisas e fomos à cidade comprar o dito (enquanto eles dormiam no carro). Melhor compra de sempre.
  • Esta até parecia de principiante, mas esqueci-me totalmente de levar o repelente de mosquitos. Resultado: na primeira noite servimos todos de refeição a várias famílias de mosquitos... até eu, que costumo escapar, não me safei...
Foram umas excelentes férias, e daqui a 3 semanas há mais.
(já disse o quanto adoro o verão? adoro mesmo, caraças!)

5 comentários:

Naish disse...

Também vamos uma semana só os 3. No ano passado foram 4 dias, este ano esticamos.

Vou tentar fazer isso do relógio. Mas saio ao meu pai, sou daqueles que diz que não há horas mas depois ando sempre a fazer cálculos de quanto tempo demoramos a sair, quanto tempo estamos na praia, quanto tempo podemos não fazer nenhum antes do banho...

Vamos sair 15 dias, levamos sopa para os primeiros dias e depois vai à base de sopas compradas ou sem sopa.

Ando à procura de para-vento, porque vamos estar 15 dias entre Carrapateira e zona de Sagres. Ainda não vi nada civilizado, tipo de lona de uma só cor (não garrida). Alguém tem dicas de onde comprar?!

Mary QA disse...

O quanto tempo demoramos a sair era o meu maior stress... horrível. Fazia tudo à pressa, sob pressão, para no fim ganhar uns 20 ou 30 minutos de praia... Se acho ridículo acordarmos todos às 8h e estarmos na praia às 11h? Acho. Mas I don't care...

Para-vento - comprámos no chinês, é liso mas encarnado, de lona mas não tão grossa como era o dos meus pais.

mãe de 3 disse...

LOL para o Naish!

P. disse...

Também acho uma chatice essa pressão do sair para a praia, acho sempre que estamos a perder tempo... e a M. sempre no maior relaxo. Todos os anos penso que vou mudar e é impenasável, a praia ali ao lado e nós a perder tempo em casa. Fico nervoso.
Esta é a causa das nossas maiores discussões nas férias, a saída.

P. disse...

Também acho uma chatice essa pressão do sair para a praia, acho sempre que estamos a perder tempo... e a M. sempre no maior relaxo. Todos os anos penso que vou mudar e é impenasável, a praia ali ao lado e nós a perder tempo em casa. Fico nervoso.
Esta é a causa das nossas maiores discussões nas férias, a saída.