sexta-feira, 20 de março de 2020

Livro 8/53

 Resultado de imagem para no coração desta terra j m coetzee


No coração desta terra, de J. M. Coetzee

Antes de mais , avisar que foi uma péssima altura para ler este livro.
Acho que é daqueles que depende mesmo da disposição do leitor, não que seja uma leitura difícil, mas fácil também não é.
A história começa de uma determinada maneira, e depois dá a volta e ainda outra volta.
Primeiro achei que eram saltos no tempo, depois achei que era uma mistura entre fantasia e realidade da protagonista. Fiquei sem certezas.
É um livro bem escrito, profundo, poderá ser alegórico também e com múltiplas interpretações, é daqueles que deve ser muito interessante ler num Clube de Leitura - com certeza haverá quem adore e quem odeie.
É também uma escrita dura, crua, e muito sensorial, mas profundamente deprimente.
A protagonista é talvez a protagonista mais deprimida (e por isso deprimente) de toda a história da literatura. Sinceramente, às tantas já não a podia "ouvir"! Tudo nela (segundo a própria) é feio, ressequido, desenxabido e desinteressante. Cansativa (e louca, pronto, fica o spoiler).
Não foi de todo uma boa companhia nestes primeiros dias de quarentena.
(mas eu estou numa fase em que não consigo deixar livros a meio, se lhes pego, pego até ao fim, e se não estou a gostar tento despachar o assunto e acabar de uma vez).

Dei 3 estrelas, e apesar de tudo o que eu disse, recomendo.

1 comentário:

Maria do Mundo disse...

Devia dedicar-me mais à leitura...tenho tantos comprados por ler... mas tenho-me dedicado às manualidades! Vamos ver se me mentalizo e ganho o entusiasmo de outros tempos.