terça-feira, 11 de agosto de 2009

Curso pré-parto

Ou melhor Curso de Preparação para o Nascimento e Parentalidade, como vem no papel do Centro de Saúde e é mais correcto, já que sessoes de preparação para o parto (aquelas que mais me interessam) são só duas (num total de 10).
Na primeira aula não deixa de ser um pouco insólito estar ali no meio de tanta grávida. Umas com acompanhante outras sem, ali estamos umas 10 futuras mães a tentar absorver o que se está a passar, a dar festinhas na sua própria barriga (dá p topar os nossos próprios tiques nas outras).
O grupo não podia ser mais heterógeneo, ou não fosse serviço público. Uma cigana (que foi só a 1 sessão), duas adolescentes de 18 anos (uma delas teve ataques de riso sucessivos na 1a sessão, isto de facto há idades para tudo e eu imagino-me ali com aquela idade a ter a mesma reacção), umas quantas administrativas, empregadas de mesa, outras desempregadas, umas brasileiras, uma freak alternativa, até uma cabeleireira de cães. E eu.
Na primeira sessão fizemos alguns exercícios de relaxamento com uma fisioterapeuta. Nada que eu nunca tenha feito no Pilates, mas é sempre bom saber que estamos no caminho certo. Pena foi ter de estar ali num colchão a fazer exercícios com os acompanhantes das outras grávidas a assistir, mas enfim.
A segunda sessão foi com uma psicóloga e foi a perfeita perda de tempo. Perguntas como "e como encaram a questão das mudanças no vosso corpo?", "e fantasiam muito com o vosso bebé?" "então e ficaram desiludidas quando souberam o sexo do bebé?" feitas num grupo que mal se conhece, mais uma vez com a presença de alguns futuros papás (que há uns que não faltam nunca!) caem completamente no vazio, e as respostas acabaram por variar entre uns "sim" ou "não" tímidos sem grande desenvolvimento. Como sempre acontece lá houve uma educadora de infancia que gostou de partilhar tudo e mais alguma coisa, respondeu a todas as perguntas e contou a história da vida, do que sente por dentro e por fora, das reacçoes do bebé no cinema, do guizo que coloca na barriga e que depois vai por no berço. Basicamente não se calou. Ao fim de 45 minutos a psicóloga lá deve ter visto que a coisa não ia passar dali e mandou-nos para casa, deixando a porta aberta para se precisassemos de alguma coisa (não me pareceu uma grande ajuda, mas vá).
A 3a sessão foi bastante mais útil, sobre segurança infantil dos 0 aos 3 meses. Foi a mais profissional, com direito a power point e tudo, e apesar de não haver nada de novo houve questoes interessantes. Principalmente a formadora pareceu-me bastante actualizada nas informaçoes que forneceu, e isso é importante.

As sessoes que se seguem vão ser as tais sobre o parto. Vamos estar - sim, desta vez o Te vem comigo que eu não pretendo parir sozinha e preciso de alguém lúcido (vamos ver o grau de lucidez, mas pronto) que me chame à razão e me lembre aquilo que eu quero (parto natural, sem epidural) quando no delírio das dores eu começar a gritar e a implorar uma cesariana com anestesia geral a meio do parto - vamos estar dizia eu, super atentos a tomar notas a tudo e mais alguma coisa, tipo nerd na primeira fila da aula.

Tirando a questão do horário (dão-nos um plano na 1a aula com as horas e dias das sessoes para os quais não há critério, ora 1 vez na semana ora 2 ou 3, as 9h, as 14h30, as 11h, quando calhar) o saldo é francamente positivo.
Vamos lá ver se de facto vai servir para alguma coisa.

1 comentário:

raqlinha disse...

Já estou a ver o que me espera...