sexta-feira, 18 de maio de 2012

O desfralde

Ah pois é, que isto não é um babyblog (ou pelo menos eu tento que não seja) mas ele há temas que são incontornáveis.
E se desgracei os meus leitores com pormenores detalhados sobre os meus partos, também não posso perder a oportunidade de conspurcar ainda mais este meu blog com esse maravilhoso tema que envolve muito cocó e xixi que é o desfralde.
Mas é com orgulho que posso afirmar que temos oficialmente rapaz desfraldado cá em casa.
Ufa ufa.
Ao contrario do aconselhado começámos em pleno inverno, em Janeiro.
A razão principal foi ele já estar mais que preparado, e também porque na escola já tinham começado o processo nos meninos da idade dele e seria mais fácil que ele o fizesse em conjunto com os amigos.
Não foi fácil, nem rápido.
E porquê?
Porque o rapaz fazia tudo o que tinha a fazer no sítio certo, mas continuava a fazer nas cuecas - o que é perfeitamente normal - mas pura e simplesmente não se importava nada com isso.
Era vê-lo brincar animadamente, até que percebíamos um rasto pelo chão, ou um cheiro pestilento, e ele ali na boa. Ou seja, não só não avisava que ia fazer, como nem avisava que já tinha feito!
Resultado: tínhamos de andar sempre atrás dele para ir ao wc, e no intervalo verificar se não tinha feito.
Na semana das férias - como por magia, ou talvez não - fez-se o click, e ele começou (finalmente!) a pedir para ir à casa-de-banho.
Será que éramos nós que andávamos tão em cima que nem lhe dávamos oportunidade de vir ter connosco?
Não sabemos.
Sei que tivemos alguns truques na manga, uns funcionaram outros nem por isso, que passo a partilhar, para quem estiver a viver esta fase:
  • cuecas novas, com bonecos. Comprámos umas do Mickey, e a tia deu-lhe umas muito giras com um boneco para cada dia da semana. Ele gosta sempre de ver qual é o boneco do dia. Na escola tinham dito para comprar cuecas simples e baratas porque se estragam muito, mas eu acho que os bonecos fazem falta.
  • fraldas de treino - usámos no início, mas ele assumiu que eram fraldas. Desapareceram por uns tempos. Voltaram a aparecer com o nome de "cuecas do construtor (boneco que aparece) que servem para apanhar as pinguinhas que saem por fora quando se faz xixi". Resultou. Ele deixou de as ver como fraldas e nós estávamos mais descansados. Nas férias andou com elas na rua, e talvez devido à nossa descontracção por saber que ele estava de fralda-cueca, começou a pedir para fazer xixi.
  • truque da minha irmã para o meu sobrinho: de cada vez que faz qualquer coisa no penico, recebe um smartie - funcionou até certo ponto, pois era uma espécie de chantagem quando não queria interromper a brincadeira para ir à casa de banho, mas ele não começou a pedir para ir por causa do smartie. Quando demos por ela já ia com 2 ou 3 caixas de smarties, e continuava a fazer nas cuecas, e o que é importante , sem se incomodar minimamente com isso.
  • truque do autocolante: quando fui à Holanda comprei no Hema (claro!) uns autocolantes de animais para colar no calendário.Ao fim do dia, se as cuecas estiverem secas, pode colar o autocolante. Depois de muitos autocolantes, vai receber o que ele mais quer: uma bicicleta. Adora! De manhã pede para colar o autocolante, e fala nele durante o dia, fica na excitação na hora de colar. E é com orgulho que esta semana, pela 1ª vez, temos 7 dias com autocolante (yeahhh!)
  • comprámos um penico, que ele usou no princípio por se sentir mais seguro, depois rapidamente passou para o redutor - que tem a vantagem de ele não conseguir sair sozinho, não se vira quando se levanta, e a mais nova que gatinha não tem acesso ao que não deve
  • ter sido no Inverno não dificultou, acho eu, porque como quase não choveu, a roupa secou sempre, e como as calças são compridas, nunca chegou a molhar os sapatos.
  • o Tê muitas vezes desesperou e achou que ele se calhar não estava preparado, mas uma vez iniciado o processo, não se pode parar
  • acho sinceramente que não foi por acaso que foi na semana em que está 24h com os pais que ele deu o passo à frente. Por um lado, achou piada a fazer xixi na árvore, no castelo, na rua. Por outro, nós não andávamos tão em cima dele (porque ele estava com a fralda-cueca e por isso não estávamos preocupados). Por último, é connosco que ele tem mais à vontade, e não sei se não será vantajoso começar esta aventura numa altura de férias com os pais.
Nestas coisas, como em tudo, cada cabeça sua sentença, e esta é a minha experiência. 
Foi um processo algo longo, que claro, está longe de concluído (ainda há e haverá acidentes, claro), mas que já está bastante avançado.
Temos agora 1 ano para o completar com o desfralde nocturno, que deverá coincidir com o desfralde da miúda.

Aí mais uns dois anitos no total e estaremos livres de fraldas.
(estou a contar os dias!)

3 comentários:

Cartuxa disse...

Que giro o novo layout! Viva o H!

Naish disse...

E depois de no outro dia ter dito que não vejo a hora de pôr espreguiçadeiras e ginásios fora da minha micro-casa, devo dizer que não tenho tanta pressa que chegue o desfralde!!!

Desfraldada disse...

Podes crer, o desfralde é uma m****.
Com 3 filhos, um que só foi convencido a smarties e duas incontinentes nocturnas (já "curadas" mas demoradas) não tenho saudades nenhumas!