terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A Roda Gigante






Fomos a Cascais no domingo de manhã, para andar na Roda Gigante.

Em chegados lá, o mais velho que é de todos o mais aventureiro, disse logo que não queria ir porque tinha medo (ambos verbalizam muito bem os seus medos).
A mais nova nem se fala (só há pouco começou a gostar de andar de carrossel - quando digo há pouco foi mesmo há 1 semana na Aldeia do Natal, em que da primeira vez  teve de parar o carrossel para ela sair, mas depois lá começou a gostar), só de olhar para cima até lhe fazia impressão.
E eu, que morro de vertigens (MORRO DE VERTIGENS!) sorri tristemente por dentro. São mesmo meus filhos.

Andei numa dessas Rodas Gigantes uma única vez, que me lembre.
Em Santiago de Compostela, penso que nas festas de Santiago, já no final do ano de Erasmus.
Ia mo-rren-do.
As cabines penduradas, a abanar ao vento, e os amigos compreensivos a gozar o prato - a fingir que abrem a cancela, a fazer abanar ainda mais, enfim. Julguei que morria.
Ao longo da vida fui tendo vários ataques de pânico por causa das alturas - tive um histórico na Sagrada Família de Barcelona, em que cheguei ao alto e não conseguia atravessar a ponte para o outro lado (para poder descer), e outro mais recente na Quinta da Regaleira, a ver os meus filhos subir e descer as torres românticas como se nada fosse. Também tive outros ataques de pânico em sítios menos glamourosos com certeza, mas esses nem contam.

Não sei o que me deu para achar que ia mesmo andar na Roda Gigante, mas uma pessoa faz tudo pelos filhos.
Ontem no carro passámos em Cascais e veio à conversa o facto de não termos andado.
Falámos sobre o medo, e sobre o facto de por vezes não ter nenhum mal ter medo.
Fica para o ano, disse eu.
"Boa!" diz o mais velho, "para o ano quando eu tiver 5 anos e a mana tiver 3 anos, e tu tiveres, quantos?"
36 (glup)
"isso, quando eu tiver 5, a mana tiver 3 e tu tiveres 36 já não temos medo, e somos crescidos, e vamos todos."
Está combinado. (mega glup)

3 comentários:

Tella disse...

compra--lhes o livro dos medos. é muito bom e dá para escreverem os seus medos.
(recomendação da Carolina e de facto, é mto bom e os putos adoraram)

carolina disse...

Ia sugerir exatamente o mesmo da Cristele! Livro dos medos é do melhor para os miúdos e graúdos. :)
(Tb tenho vertigens, mas não abdico da adrenalina que vivo de cada vez que me meto em alturas radicais! Repito sempre, mesmo que cheia de medo!)

Mary QA disse...

Neste caso penso que o livro dos medos se deve aplicar mais a mim e à mais nova, porque o mais velho tem é a mania que quer voar (ME-DO).
No outro dia veio com essa conversa do voar e do ver as coisas de cima, e eu perguntei então porque não queria andar na roda gigante e ele respondeu "porque não quero ir fechado naquelas casinhas, quero ver de cima mas como os pássaros!".
Está certo.
Ela não, é medinho mesmo...
Vou ver esse livro.