terça-feira, 6 de setembro de 2016

Ainda as (des)arrumações

Pessoas arrumadas, ou pessoas que percebem mais do assunto que eu, esclareçam-me lá.
Quem tem sempre a casa arrumada é porque:
  • tem poucas coisas?
  • tem uma empregada todo o santo dia, que mesmo que a sala fique caótica à noite está sempre impecável na manhã seguinte?
  • tem uma empregada interna que tem insónias e trabalha de noite também?
  • tem filhos que de facto só brincam no seu quarto?
  • os filhos não têm brinquedos?
  • os filhos só jogam playstations e afins, e por isso não desarrumam nada?
  • os filhos são escravos e fazem tudo em casa?
  • não tem filhos, nem gato, nem cão?
  • não trabalham e passam o dia a arrumar?
  • arrumam a casa desde que entram até que se vão deitar?
  • mal compram uma coisa deitam fora outra para não acumular?
  • têm uma arrecadação com o dobro do tamanho da casa, toda desarrumada?
  • têm uma outra casa onde moram realmente, usando a outra casa só quando têm visitas?
Sou só eu que vivo envolta em tralha?
Que tenho na mesa da sala tesouras, livros a ser lidos e outros que não, panfletos do supermercado, facturas dos livros escolares, um porta moedas, um pacote de lenços de papel, só para enumerar aquilo que eu consigo ver daqui? E não há brinquedos porque acabei de os ir arrumar, muito a contragosto, num quarto a abarrotar onde dormem duas crianças e onde aparentemente vamos ter de meter mais uma pelo menos durante um tempo...
Estas coisas consomem-me, pá.
Não nasci para isto.

4 comentários:

Movimento do 3º filho disse...

Enquadro-me nestes 2 pontos:

1) arrumam a casa desde que entram até que se vão deitar?

2) têm uma arrecadação com - razoável tamanho - toda desarrumada? (tudo que não sabemos onde por vai para lá - aspiradores/aquecedores/bicicletas/camas de viagem/cenas desinteressantes...

Monja Beneditina disse...

Não querida, não estás só. Eu, pelo menos, estou contigo. E é exactamente por isso que não posso responder a qualquer das questões que colocas. Eu também me questiono. Posso dizer-te que, agora com 15 e 14 anos, eles já não desarrumam. Também não arrumam, mas eu não quero falar disso pois a Cartuxa desanca-me (ela tem razão, eu sei). Mas sempre preferi ter uma sala onde andávamos em bicos de pés para não sermos atacados pelos inúmeros brinquedos, onde não cabíamos porque eles montavam tendas com lençóis e tudo o que se lembravam, a ter uma casa tipo loja de decoração onde os putos detestassem estar. Hoje adoram estar em casa connosco. Eu eu adoro isso.

Mary QA disse...

Movimento do 3º filho - a minha arrecadação é minúscula, ainda assim só de pensar que me estava pouco borrifando para uma arrecadação quando comprei esta casa, até me dá arrepios. Está cheia de caixas com coisas variadas, camas de grades desmontadas e colchões, bicicletas, cadeira da papa, tendas e acessórios de campismo, aquela alcofa que vinha no carrinho de bebé e que usamos 1 vez... Em suma, mal conseguimos entrar...

Monja: é diferente uma casa caótica de uma casa com tendas e brinquedos no chão... Basta ver os catálogos do Ikea, têm sempre casas apetecíveis com meninos fofinhos a brincar no chão e isso nem dá um ar desarrumado à casa, até tem graça. Falo mesmo de uma casa com tralha a mais - a nossa! E também sei qual era o remédio: fazer mudanças outra vez! Quando andávamos tipo nómadas a mudar de casa a cada 6 meses não tinhamos tempo para acumular nada!

mãe de 3 disse...

Não devia responder às perguntas porque são dirigidas a pessoas arrumadas... não me qualifico, portanto. Mas deixo umas dicas: quando eles eram pequenos tínhamos um quarto de brinquedos. E eles dormiam os 3 no mesmo quarto, que não tinha brinquedos. Por regra, não se traziam brinquedos para a sala. Não cumpriam, mas havia a regra e sabiam que tinham que arrumar no fim. Agora que são 2 adolescentes, um cão e uma criança muito desarrumada tivémos que tomar medidas radicais: uma sala sem televisão em que não se come nem entra o cão. E um quarto de adolescente em que entramos todos porque há televisão e internet, onde se joga Playstation e podem dormir 3 ou 4 amigos de cada vez. Como foi decisão recente, ainda não está testado, mas para já está a resultar. Outra dica: fazer uma arrumação à japonesa e mudar a relação com os objetos lá de casa. O que implica deitar fora muito mais do que parece à primeira vista. E causa comoção à tua volta, até em pessoas que não moram contigo há 22 anos ;-)