sábado, 24 de setembro de 2016

Sobre os TPC

Já muito se disse e muito se escreveu sobre a importância dos TPC (quer a sua presença quer a sua ausência) e os efeitos que tem na infância das nossas crianças.
Também eu mesma já deixei aqui algures a minha opinião sobre o assunto - sou contra, fiquei traumatizada com a quantidade de TPC que fiz na primária (eram mesmo às carradas).
No ano passado na primeira reunião perguntei logo qual a opinião do professor. Ah e tal, que os TPC dependem da capacidade de trabalho do grupo pois durante o dia têm de ir fazendo pausas e por isso às vezes ficam coisas para fazer em casa. Suspiro.
Foi um ano de TPC praticamente todos os dia, e bem me custou (a mim) adaptar a esta realidade...
Menos mal que o rapaz lá se orientou, e despachava a coisa em 15 minutos.
Este ano mudou de professora, e ficamos logo a saber que TPC só ao fim de semana e de vez em quando à 4ª feira.
Senhores, que alívio...
Os finais de dia são aproveitados para ir ao parque, em breve começa o futsal, e só de pensar que depois de os ir buscar não tenho de estar em stress de ir para casa para ele fazer os TPC até fico mais bem disposta.
Não há pachorra senhores, uma pessoa passa o dia a trabalhar, quer é estar com tempo de qualidade com os filhos quando chega a casa, não é a fazer cópias e contas com um enquanto a outra brinca sozinha ou está a chatear e a chamar a atenção...
Abençoada professora que o irá acompanhar até ao 4º ano!

2 comentários:

mãe de 3 disse...

Totalmente de acordo!!!!
Os meus filhos mais velhos eram como o teu no ano passado, traziam praticamente todos os dias (mesmo, se calhar havia 2 ou 3 dias no ano em que não traziam TPC, era pouco mas sempre) e felizmente despachavam depressa. A mais nova é um martírio, demora horas. Mas a professora tem um método fantástico que eu não me canso de apregoar e louvar: trazem sempre TPC na sexta-feira, para entregar na quarta de manhã. Ou seja, se fossem despachados no fim-de-semana a coisa ficava arrumada. Infelizmente esse não é o caso lá em casa, mas saber que à terça-feira temos sempre trabalhos para acabar até é prático. E que à 4ª e 5ª nunca há TPC também, para organizar outras atividades, etc. Acho esta forma brilhante!!!

Cartuxa disse...

Acho louvável. Tive de tudo, desde profs que não os deixavam levantar a cabeça durante as aulas e não mandavam TPC (abençoada) a profs que mandavam todos os dias cópias de textos enormes, mais ficha de matematica, mais ficha de Estudo do Meio, mais palavras difíceis... e temo que para o ano ainda me calhe pior. Haja paciencia e bom senso.