terça-feira, 6 de setembro de 2016

Gravidez nº3: as diferenças

(até agora, claro)
  • os enjoos, as náuseas, o mal-estar, 100 vezes pior do que das outras vezes. Sim, das outras vezes estava a trabalhar em casa e não tinha que levar com cheiros estranhos, mas desta vez o primeiro trimestre foi por demais...
  • enjoei o cheiro do palácio onde trabalhei 3 semanas, o cheiro da casa-de-banho desse palácio, o cheiro dos materiais que usámos com as crianças, enjoei o sabor da água da torneira, da manteiga de amendoim, da manteiga de amêndoa que tinha comprado para experimentar. Não enjoei café, que foi das primeiras coisas das outras vezes.
  • muito mais falta de energia, também porque estive a trabalhar intensamente e fora de casa, coisa que das outras vezes não aconteceu, mas era um tormento ter de me levantar da cama, ter de arrastar até à hora de almoço, estar sempre com fome e vontade de petiscar algo na esperança de passar o enjoo (ilusão, não passa), ir para casa ao fim do dia a aproveitar os semáforos vermelhos da marginal para fechar os olhos um bocadinho (o perigo!). Estava tão mal que uma colega sem fazer ideia de nada acabou por perceber...
  • desta vez fiz um e apenas um teste de gravidez. Não fiz na farmácia nem comprei duas ou três marcas diferentes como das outras vezes. Ou bem que era ou bem que não era, pelo que marquei uma eco logo que possível para tirar teimas, e poupei o dinheiro desses testes extra.
  • por questões práticas (e financeiras, sejamos sinceros) esta gravidez está a ser seguida pelo SNS. O meu centro de saúde teve obras entretanto, abriu uma nova unidade (mais pequena) para onde fomos transferidos, e a nossa médica de família habitual (com quem eu não simpatizava nada) reformou-se e foi substituída por uma médica de quem estou a gostar bastante. Já fiz a primeira eco no Hospital aqui da zona, e até agora só posso dizer bem. Em princípio vai nascer lá e não na MAC, por uma questão prática (já lá tenho o meu processo) e porque tenho muito boas referências das equipas que lá trabalham (algumas pessoas vêm da MAC), mas essa decisão ainda tem de ser amadurecida.
  • estava em muito melhor forma quando engravidei desta vez do que das outras, após 1 ano de exercício físico diário (apesar de isso não se traduzir na balança...) e tenho tentado manter uma rotina de exercício físico adaptado ao novo estado (é só pesquisar no youtube, há imensos vídeos de exercícios na gravidez, tendo luz verde do médico e sabendo o que se pode e não fazer, tudo ok). Chamar-lhe rotina é precipitado... fiz exercício algumas vezes no primeiro trimestre (em que andei a cair para o lado com falta de energia), depois parei nas férias e agora pretendo retomar. Enfim, tenho muita esperança que isto faça com que consiga recuperar a minha silhueta invejável logo após o parto, para conseguir tirar fotos à porta da maternidade de calças justas e top como se estivesse de visita. Stay focused!
  • das outras vezes só soubemos o sexo do bebé às 22 semanas, desta vez soubemos às 12. Depois de todo este alarido em volta do nome, de já toda a gente chamar o bebé por "Teresinha" e de ter já algumas coisitas cor de rosa, só espero que a médica não se tenha enganado!
(actualização)
  • das outras vezes eu era uma entre muitas grávidas, e os meus filhos têm primos e filhos de amigos da mesma idade (com dias de diferença, mesmo!), desta vez tenho apenas uma prima e uma amiga (colega de trabalho), ambas bem mais novas que eu e ambas a caminho do segundo e não do terceiro. É bom ter com quem desabafar das coisas más e partilhar as coisas boas, e eu percebo que quem já passou por isto há um tempo não tenha paciência, como eu não tinha há 1 ano atrás. São tudo fases e as hormonas fazem o resto.

3 comentários:

Tella disse...

Aquele momento em que o Quase Adulto volta a ser um babyblog.

que bom!

Mary QA disse...

Não sei porque dizes isso, o QA nunca foi um babyblog... ;)

Se é bom ou não, não sei, mas vão ter que levar comigo..~.
Seguem-se posts com tudo a acabar em "inho".
Aguentem que depois passa!

Tella disse...

Ahahahah!
Aguento com -inhos porque os nossos -inhos, ao contrário de outros, são super interessantes.

:)