quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Natal


Este ano, não me perguntem porquê, mas sinto que estou com mais espírito natalício.

Nunca fui um exemplo de entusiasmo em relação ao Natal. Aquele entusiasmo das luzes nas ruas, de começar a ver as lojas decoradas, a pressa em fazer a árvore de Natal sempre resultou mais numa reacção tipo "Já? Outra vez?" do que uma do tipo "Ihaaa, já cheira a Natal". Em minha casa a árvore de Natal era montada já bem perto do Natal, às vezes até no dia 23 de Dezembro. Nunca tive aquela expectativa de pensar em decorar a casa e de esperar ansiosamente pelo dia 1 para o fazer.

A nossa árvore de Natal tem mais de 30 anos, são apenas uns paus verdes com muito poucas folhas, de cada vez que a montamos (um banco de madeira, um cesto dos papéis cheio de livros policiais, o pau da árvore equilibrado no meio dos livros, uma toalha castanha ou verde a tapar) pensamos que será a última vez devido à quantidade cada vez maior de fitinhas verdes que ficam no chão. Mas ela lá vai resistindo. Sempre decorada com bolas de várias cores e uns anjinhos feitos por mim em cartolina, mais tarde com decorações em madeira pintadas pelas manas, numa amálgama de estilos e mãos, e sempre sempre sempre com chocolates (árvore de Natal sem chocolates não é árvore que se apresente).


Este ano não sei o que me deu. Acho que é do frio. Ou talvez dos efeitos das luzes de Natal a dar nos canais (no ano passado as decorações em Rotterdam eram tão pobrezinhas), mas sabe-me bem ir fazer compras de Natal de bicicleta com o frio a bater na cara (às vezes até parece que cheira a neve), entrar nas lojas quentinhas, regressar a casa com os sacos já de noite.
Este fim de semana vou pôr esta casa com ar de Natal.

2 comentários:

Ana disse...

Cá em casa sempre houve grande espírito de Natal, sempre se começou a montar as decorações no primeiro domingo do mês de Dezembro.

A nossa arvore é p mim a mais bonita, (embora sempre igual). É cheia de enfeites comprados em diferentes países e algumas bolas dos anos 60 que vão subrevivendo a cada ano.

Tão diferente...
Mas tão igual...

...também ela é equilibrada dentro de um vaso verde de madeira cheio de livros policias e também chega à noite de Natal com os melhores enfeites do mundo...Pais Natais de Chocolate.

Bji,
Ana*

Anónimo disse...

A verdade é que o Natal cada vez chega mais cedo e eu, que não ligo muito a decorações de espécie alguma, também sou obrigada pelos meus filhos a decorar a casa bem mais cedo do que me parece razoável. Mas para que fiquem sabendo, ainda estou a conseguir suster o empenho decorativo natalício lá de casa. Nada! Nem uma bolinha de Natal fora da sua caixinha, onde repousa desde o ano passado.