terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sobre a amamentação

Tem muito que se lhe diga, e quase nada suscita tanta opinião e bitaite como o amamentar.
Quando há um mês atrás a médica me disse que se calhar aos 4 meses ele ia começar a comer outras coisas fiquei em choque. Queria mesmo amamentar em exclusivo até aos 6 meses, tal como vem agora nos livros do momento e é defendido pela OMS.
Um mês passado, e analisando a questão, a ideia de deixar de amamentar em algumas refeições parece-me bastante razoável, até me apetece, para ser sincera.
Se há pessoa que estava motivada para dar de mamar era eu, mas mesmo com toda a ajuda (que tenho) e com todas as teorias lidas, a coisa pode mesmo ser mais difícil do que pensamos.
Para amamentar, como em tantas outras coisas na vida, é preciso sorte. Sorte no tipo de bebé que nos calha. O meu, ao fim de quase 4 meses ainda não aprendeu como se faz, e eu começo sinceramente a perder gradualmente a paciência para sofrer as consequências da sua falta de jeito.
2ª feira é dia de pediatra, vamos ver qual é o veredicto.

4 comentários:

Naish disse...

Olá, descontando o facto de ser homem e não ser pai - o que automaticamente me manda para o fim da linha de bitaites a ouvir! - acho que todos os fundamentalismos (prós e contras) são negativos. Presumo que todos os bebés são diferentes e precisam de soluções para o seu caso concreto!
PS: A OMS também considerou a Gripe A uma pandemia há uns meses e agora já veio rever a sua posição!
Bjs

Doadora de bitaites credenciada disse...

Naish, estás aprovado como pai, tens futuro. Concordo inteiramente contigo e posso prová-lo com a experiência, porque dos meus 3 filhos, 2 mamaram em exclusivo até aos 6 meses, como mandam as boas práticas e a do meio, só para contrariar, era aqui do género do Agá. Não comia, não queria comer e tinha raiva a quem comesse! Claro que a coisa não melhorou muito depois de começar a comer papa (mais ou menos com a idade dele agora), pelo menos em termos da relação dela com a comida. Mas pelo menos as minhas maminhas deixaram de fazer parte da equação e eu agradeci. Já agora, é a mais saudável dos 3, de longe. Deve ter tido para aí uma gripe na vida inteira (já são 8 anos). Por isso, os mitos existem e as crianças nascem para os derrubar. Nós queremos é vê-los alimentados e a crescer, o resto são cantigas.

raquel disse...

Good luck Jim!

Anónimo disse...

com ajuda especializada conseguimos ensinar os bebés a fazer uma boa pega. tenta falar com uma doula ou conselheira que te atenda, há muitas que o fazem gratuitamente. Eu garanto que ajuda.
quanto aos pediatras, é muito raro encontrar 1 que entenda algo de amamentação mas quase todos conhecem toda a literatura sobre o leite em pó. Quase todas as mulheres que conheço que procuraram ajuda nos pediatras saíram de lá com uma receita de leite em pó :)