segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Na massa do sangue

Acho sempre curioso como algumas características passam geneticamente, de uma geração para a outra. O meu filho, acho que já aqui referi, não é parecido com ninguém em especial, mas depois surge com pequenos pormenores que são a cara chapada de alguém:
  • sempre ouvi a mãe do Tê contar que ele quando era pequeno embirrava profundamente quando as meias saíam do sítio. Uma casa com 4 pessoas para sair de manhã para o trabalho e escola, e ele, já de casaco vestido e gorro enfiado, desatava aos berros que as meias não estavam bem. A costura tinha de acompanhar exactamente a linha dos dedos do pé, nem 1 mm mais acima, nem 1mm mais abaixo, e só saía de casa quando estivesse perfeito (entretanto passou-lhe a mania, valha-nos isso). Eis se não quando, o pirralho de 2 anos, sem nunca ter ouvido esta história, claro, começa também a embirrar com as meias fora do sítio, vindo ter connosco todo irritado para voltarmos a pôr. Muitas vezes opta mesmo por tirar as meias, porque ainda não consegue vesti-las direitinho sozinho. Por enquanto só o faz quando anda de meias em casa, mas já sabemos o que nos espera em breve...
  • esta herdou da minha avó, do meu pai e da minha irmã, e é uma coisa tão deles, mas tão deles, que me faz sempre rir quando o vejo fazer. Estando a dormitar em qualquer lado, seja no sofá a ver tv, seja no comboio ou no carro, todos eles têm a capacidade de, mal abrem os olhos, proferir uma frase qualquer perfeitamente lúcida e até adequada ao momento - ou comentam algo de que se estava a falar antes de adormecerem, ou comentam o tempo, ou o que está a dar na tv, como se quisessem disfarçar que estiveram a dormitar, tipo "olha eu aqui a participar na conversa, nunca ninguém vai notar que estive aqui a passar pelas brasas". O meu mais velho, faz exactamente a mesma coisa. Ontem a caminho do Alentejo, em plena autoestrada, acordou e nesse mesmo segundo disse "olha ali dois memés!", provavelmente lembrando os que vimos da última vez que lá fomos! O curioso é que eu não faço nada disto - quando durmo, durmo mesmo, e quando acordo tenho lá capacidade de dizer seja o que for! - mas devo ser portadora do gene com certeza.
Não nascemos de geração espontânea, essa é que é essa...

3 comentários:

Naish disse...

Que momento tão Avó Mila! Lindo.

4D disse...

:):) Amanhã vou citar-te num post que vou fazer. Aiolaré que vou:)

Mary disse...

Naish, é a avó Mila por uma pena! Só falta mesmo dizer "qu'idéias!".
Fartamo-nos de rir com ele!

E tb fala durante o sono, mas qto a isso tem mais a quem sair que tanto eu como o Te falamos a dormir, inclusivé um com o outro - temos todo um mundo de conversas paralelas durante a noite lol