quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

She wins II

Desde 2ª feira que a minha mai nova não encosta o lombo na sua caminha.
Nesse dia ficou em casa comigo, e de manhã foi um tormento para dormir a sesta na sua cama. A rapariga tosse, ou sonha, ou mexe-se ou o que seja, e acorda, e em estando na sua cama, chora até que a tirem de lá.
Na sesta da tarde, deitei-me com ela na minha cama, e deixei-a ficar, rodeada pelas nossas almofadas. Remédio santo. As vezes que acordou, bastou deitar-me 2 segundos a seu lado que ela voltava ao sono que era uma beleza.
Depois do jantar, resolvi repetir a dose. E o nosso serão, que costuma ser interrompido vezes sem fim, com chora-tira da cama-põe a chucha-embala até à exaustão, foi vivido com paz e harmonia, com a menina a dormir a sono solto do meio da cama, feita princesa. Não sei o que a atrai na nossa cama, mas ela prefere-a à dela, mesmo sem estar lá ninguém.
À noite, nem me atrevi a mete-la na cama dela - para quê? é só adiar uma situação inevitável, o raio da miúda acaba sempre por vir dormir connosco, mais vale esquecer o assunto.
E tem sido assim desde então. A caminha dela segue imaculada, a nossa, super lotada.
Nós, estamos os dois com dores nas costas - de dormir tortos, com medo de a magoar, que isto de dormir com bebés não é para nós, definitivamente, mas ela é mais forte (ou o nosso sono, também pode ser isso)- e a pensar seriamente comprar um sofá-cama para a sala, para podermos dormir sozinhos outra vez.

6 comentários:

Raquel (persiana) disse...

Os sonos do Guilherme já passaram por várias etapas: berço, tentativa de mudança de quarto falhada terminando a dormir connosco na nossa cama [7m aos 10m], a nossa solução, para tirá-lo da nossa cama, foi voltar a por a cama de grades no nosso quarto [10m aos 18m]!!!
Tiramos uma lateral à cama dele e encostamos à nossa. Colchão com colchão e forrei a lateral que ficou com almofadas! A cama dele era como que uma extensão da nossa e nunca mais houve stress,resultou e dormimos todos melhor!
A mudança de quarto prá cama grande ocorreu aos 18 meses [que correu muito bem] onde dorme diariamente até hoje - 4 anos!

(ah! nem no colegio dormia na cama de grades! sp dormiu na espreguiçadeira!)

Espero ter dado uma ideia!

P. disse...

Não tendo a experiência, pois felizmente o F. desde os 4meses que dorme no seu quarto e na sua cama a noite toda, por vezes faz fitas, mas nunca ganhou, cansa-se tão rápido, granda menino, perde sempre! E nem cheirou a nossa cama 1x...

Mas temos como exemplo a filha do Padrinho do F. (que é a nr3) que era tipo terror, eles andavam de rastos, ela nao dormia, acordava de 1h em 1h e nada resolvia... nada mesmo. além de o acordar era para a vida, como se fossem 10 da manha. Eles leram um livro que temum video de um americano, um expert, que dizia como resolviam estes casos.

O teste durava 1 semana, e consistia em: (por alto)
- Brincar com eles sem tv durante 10min na sala
- Arranjarem um boneco que adormecesse sempre com ela (é o rato do ikea, que naquela casa há x20)
- no 1º dia, deixar chorar 3min, ir lá por a chucha, dar o boneco e por na cama, depois deixar chorar 4min, depois 5min, etc etc...
- no 2º dia, começava nos 5min
- no 3º dia, começava nos 7min.

...

ao fim de 1 semana ela dormia com segurança, porque brincava com o pai/mãe e ia para a cama contente, sabia que com o seu boneco e com as presenças temporais dos pais, aquela cama era segura. E passado 10 dias passou a dormir a noite toda...não perdendo a sua hiperactividade e acordando as 6e30 se adormecer as 8e30, por exemplo.

Foi sorte? não sei... resultou? sim. eu acredito? mais ou menos, não sou de teorias.

Se quiseres posso pedir o nome do livro ou mesmo o livro e leres para ver se é interessante.

Tê disse...

@ Raquel,

A ideia da cama sem lateral agrada-me, vou ter de investigar essa ideia, se bem que acertar com a altura do nosso colchão pode ser complicado....

@ P.

Por favor, a ver se sabes o nome do nome do livro, URGENTE!!!!!

Abç

P disse...

O livro chama-se Método Estivill e o escritor é Eduard Estivill - Editora D. Quixote. O livro vende-se na maioria das livrarias. Mando um link para veres melhor:

http://www.wook.pt/ficha/metodo-estivill/a/id/189331

Fica aqui para se mais alguma mãe quiser.

Raquel Ribeiro disse...

Acho esse metodo super violento!
Eu sou incapaz de ouvir choro de crianças! muito menos de bebés!!! mas cada sabe de si e do que funciona na sua casa!!!
boa sorte

Anónimo disse...

Violento? Brincar com a criança antes e dar-lhe um brinquedo de referência? Deixa-lo chorar 5 minutos... ui, que fica traumatizado.
Se calhar é mais violento deixar o pobre com os pais atá tão tarde e não lhe dar autonomia.
"mas cada sabe de si e do que funciona na sua casa".