quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Desliga a televisão, liga a tua visão*

Mais ou menos paralelamente com a minha decisão de fazer mais coisas que gosto e perder menos tempo na net, e incentivada por este desafio, resolvemos impor uma regra para os mais novos cá em casa: televisão, só à noite antes de ir para a cama.
Ele há miúdos a quem a tv passa ao lado, mas os meus filhos não são assim. Principalmente o mais velho - ele é ver uma tv ligada e pronto, fica a papar o que lá estiver a dar pelo menos durante um bocado. Depois até se desinteressa, mas se muda o programa é capaz de interromper a brincadeira para ir ver.
Nunca fui muito adepta da tv, mas com toda a sinceridade, em muitas ocasiões dá muito jeito. A tv é uma babysitter muito eficaz, e quando temos coisas para fazer e queremos mantê-los quietos e entretidos, é uma poderosa aliada.
O pior é o resto. Quando dei por ela estava a usar a tv vezes demais. Ele é quando vou tomar duche e estou sozinha com os dois, ora deixa cá aproveitar que estão sossegados para por creme, e tirar esta máquina, e arrumar esta louça, e esvaziar esta gaveta, etc, etc...
Resultado: os meus filhos esgotavam a sua hora de tv diária (que diz que deve ser o máximo por dia) logo de manhã, depois mais um episódio ou dois de qualquer coisa antes da sesta, e depois do parque ao fim do dia, e ainda antes de ir dormir. Basta.
A questão é que os meus filhos andam muitas vezes às lutas. E embirram um com o outro. E fazem coisas irritantes - tiram-se os brinquedos mutuamente, puxam cabelos, ela morde, e acabam os dois a chorar. As vezes acabamos os três a chorar, mesmo.
Cheguei à conclusão que eles no fundo não sabiam brincar um com o outro a não ser aquelas brincadeiras parvas que acabam invariavelmente mal. Basta.
Impus a nova regra e eles acataram até bastante bem. Esta casa não é uma democracia, isso está bastante claro.
Agora quando estamos em casa, de manhã ou ao fim do dia, já nem pedem para ver qualquer coisa, mas eu tenho de ter truques na manga para os manter sossegados se preciso de fazer alguma coisa.
Aquela pista de comboio que dá imenso trabalho a montar e estava em cima do armário está agora montada e acessível para eu ir buscar quando necessário, o mesmo com a garagem dos carros, ou outro brinquedo que por não estar acessível, é novidade.
O resultado é que, ao contrário do que eu previa, eles não passam todo o tempo à bulha, mas exactamente o mesmo que antes. A diferença é que o tempo que estavam antes a ver tv, agora estão a brincar (ou juntos ou separados, eles que decidam).

Não quero também ser radical e cortar a tv a 100%, porque sei que depois, na primeira oportunidade ficam especados a ver em casa das avós em vez de brincar com os primos.
Há uns anos conheci uma mãe sem tv em casa, que se orgulhava muito disso, mas depois os filhos passavam horas (horas!) a ver tv em casa dos avós todos os dias, tanto que a miúda era viciada nos Morangos com Açúcar e nem conseguia perceber onde acabava a ficção e começava a realidade.
Não é isso que quero, pelo que prefiro dar-lhes um ou outro episódio de Charlie e Lola por dia, para irem matando o vício.
Gostava muito que eles se desinteressassem de vez e preferissem fazer outra coisa qualquer, mas eu também tenho boas recordações de momentos a brincar à Galática com os primos ou de ver o Agora Escolha nas tardes de verão.
A tv faz parte da nossa vida, mas é como tudo: com conta, peso e medida.

*frase escrita num grafitti numa rua onde passei diariamente anos a fio.

1 comentário:

Cibele Chaves disse...

Percebo mas também não valorizes tanto o facto de eles ficarem muito tempo agarrados. A televisão, como em tudo, tem fases. E se já tive a mesma preocupação que tu, agora que a minha filha vai a passos largos dos 6 anos, posso dizer que é uma criança que pass horas a brincar com as coisas dela e só quando ja esgotou todas as possibilidades é que pede tv :)