segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Praia de manhã

Há um ano atrás fiz este post, onde exaltava a necessidade de ficar o dia inteiro na praia.
Ainda assino por baixo, porque para mim praia é praia, e não ando o ano todo a sonhar com ela para depois ir à praia aos bocadinhos.
Dito isto, nestes últimos fins-de-semana temos apreciado bastante a ida à praia só de manhã.
Ir para a praia o dia todo implica algum tempo de preparação, levar almoços, lanchinhos vários, muda de roupa caso seja necessário. Ou seja, entre vestir, por creme e arranjar tudo (e mediar umas 358 birras e outras tantas lutas nos intervalos) chegamos à praia lá para as 11h na melhor das hipóteses.
Ir para a praia só de manhã reduz radicalmente esse tempo de preparação.
No sábado passado estávamos a brincar aos "pais de 3" e conseguimos estar na praia por volta das 9h30. A sensação de poder é indescritível.
E ficámos rendidos à praia àquela hora, ainda fresquinha, com pouca gente e com muitas famílias como nós. Quando o calor começou a apertar rumámos à esplanada, e aproveitámos a tarde para montes de coisas que tínhamos pendentes. O dia rendeu imenso.
Com as férias do ano passado aprendemos uma lição - não se pode ter tudo. Não se pode estar na praia o dia todo, aproveitar o final do dia, jantar como deve ser, jogar às cartas ou ler depois do jantar e no dia seguinte levantar cedo para ir para a praia outra vez. Ficámos - nós e os miúdos - estafados,e acabámos por perder algumas coisas por tentarmos aproveitar sempre tudo.
Este ano já decidimos que podemos ficar na praia o dia todo, sim senhor, mas não todos os dias.
Este fim-de-semana, para treinar, saímos de casa cedinho (eles acordam cedo, não há nada a fazer), desfrutámos da praia, corremos, saltámos nas ondas, fizemos piscinas, demos mergulhos e regressámos a casa para almoçar. E a seguir eles dormiram uma sesta de quase 3 horas! Estavam mesmo podres. Recuperados da sesta aguentaram muito bem uma ida à Feira do Artesanato nessa noite.

Isto para dizer que isto de ser pai e mãe é, basicamente, aprender a jogar com as peças que temos, e ir avançando por tentativa e erro.
Claro que me custa (muito) vir embora da praia quando começa a ficar boa, mas também me custa (imenso) vê-los todos podres com a cabeça a cair no prato ao jantar e a fazer birra de sono porque não dormiram a sesta como deve ser.
Nestas férias o lema vai ser uma no cravo outra na ferradura. Um dia a respeitar as necessidades deles, um dia a respeitar as nossas que também somos gente.
Vamos ver como corre.

4 comentários:

P. disse...

Adoro o poder pensar-se em tudo que fazemos com antecipação... ou pensar-se no que fazemos.

Já que não faço o mesmo, continua a escrever para ir tirando umas dicas e "morais da história".

Essa da praia às 09h30 é que não me convence... mesmo!

Mary QA disse...

Queres melhor do que fazer planos para as férias? Andamos a pensar nisto o ano todo. E até consideramos a tua opinião (tu que passas a manhã no largo e só vais à praia de tarde depois da sesta).
Passamos o ano a perguntar, a observar, a aprender.
Basicamente vivemos para o verão pode-se dizer.

E gostamos mesmo é de praia, pelos vistos a qualquer hora mesmo!

joaninha disse...

Eu sou uma adepta fervorosa da praia de manhã. Já o escrevi antes. Para nós faz todo o sentido. E depois voltamos ao final da tarde e muitas vezes jantamos lá a ver o pôr-do-sol.
Mas as sestas são em casa, a perder de vista e a recuperar energias.

P. disse...

Tendo 3semanas de praia, chega-me As 6h diárias, e o fim de tarde que adoro a praia...

Mas já pensei nas ferias este ano e discutimos horários e tudo...(achei que tavas a falar mais do dia dia).

E visita a porto Covo nao esta planeada?