domingo, 24 de fevereiro de 2019

Livro 4/19

Resultado de imagem para o homem mais rico do mundo jonathan conlin



É um livro difícil, e que me custou muito ler, por diferentes razões.
Começa por ter uma grande parte dedicada aos negócios do sr. Gulbenkian, que são de tal forma complexos que para quem, como eu, não é perito em alta finança fica muito difícil de perceber. Ou fica impossível de entender mesmo.
É uma biografia, é o resultado de anos de investigação, o autor esteve literalmente enfiado a ler cartas e documentos anos a fio, e ao que parece pouco ou nada lhe escapou. É um trabalho notável, de facto, mas de difícil leitura.
Por outro lado, sendo uma figura que conheço (ou que achava que conhecia) por razões de trabalho fui tendo várias desilusões ao longo do livro.
Acho que ainda o estou a digerir, e vai demorar até assimilar tudo.
Não o recomendo a toda a gente. Dito isto, para mim foi absolutamente essencial ter lido.

Sem comentários: