quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Livromania

Ler mais e ter menos coisas em casa só pode ter uma solução, por isso no sábado passado fomos todos à biblioteca municipal para eu me inscrever.
A "pressão" de ter um dia para entregar o livro ajuda a fazer da leitura uma prioridade.
Pelo caminho inscrevi-me num site de leitura (onde andam metade dos meus amigos do facebook por acaso) que me dá sugestões, resumos, classificações, e onde assento os livros que já li ou ando a ler, bem como o objectivo de quantos livros quero ler em 2019.
Trouxemos livros de adulto e criança mas já percebi que o Tê também tem de se inscrever, porque os miúdos andam a ler à velocidade da luz e a do meio já acabou o livro dela, e o mais velho vai a mais de meio do segundo que trouxe. Claramente um ou dois livros para eles é pouco (e o máximo que podemos trazer são 5).
Ando por isso a fazer uma coisa que só faço muito raramente, que é ler dois livros ao mesmo tempo.
Um é uma biografia (razões de trabalho), um assunto que me interessa muito, mas como já disse entra em pormenores tão técnicos que me faz perder de vez em quando. Pronto, faz-me perder muitas vezes (o mundo da alta finança é um mistério para mim!)
O outro é um romance clássico, daqueles que era quase uma vergonha ainda não ter lido. Logo partilho ambos quando terminar.
Até estou a gostar da experiência, porque me dá opções, e estando em casa posso escolher ler um ou outro conforme a disposição - com maior nível de concentração ou descontracção para um ou para o outro.
Dito isto, e depois de tentar fazer contas a quantos livros li no ano passado - sem chegar a nenhuma conclusão - e depois de ver que a pessoa que conheço que mais livros leu em 2018 tem como objectivo para 2019 ler 70 livros (sim, setenta! Uau!), eu humildemente pus a minha fasquia nos 19.
Porquê 19?
Porque estamos em 2019.
(menos mal que não estamos em 1999)

4 comentários:

Tella disse...

Também estamos inscritos na rede de bibliotecas de Lx. É maravilhoso! Toda a gente lê muito mais desde que lá estamos.
Dica para trazer mais livros para casa: fazer um cartão para os miúdos também. No início, só tinha um mas quando fomos de férias, eu queria levar 4 livros e eles queriam outros tantos. O senhor da biblioteca é que sugeriu que eles tivessem cartão. (e ter um cartão, para eles, é sinal de responsabilidade e autonomia!)

(há quem leia 70 livros? Ufff e eu feliz com os meus 21 de 2018, estava super feliz e a delirar. LOL)

Mary QA disse...

Pois, bastou uma ida para perceber que um cartão é pouco. Aqui só podemos trazer 5 livros, é um instante.
Há quem leia 70 livros, sim, e tu conhece-la - é a minha irmã.

Mary QA disse...

Já agora, a aplicação de livros em descarreguei é a Goodreads. Dá para ver os livros que os outros estão a ler, classificar, e eles depois fazem sugestões. Bora lá.

Tella disse...

Já lá estou! Fui cuscar os livros da Filipa e ena pá tenho vontade de ler tudo o que já leu!
(Por momentos pensei que fosse a S.F. a ler 70 livros. )