segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

5 anos e oito meses

E a miúda teve hoje o seu primeiro ataque de choro por causa do cabelo.
Um aviso, a minha miúda tem o cabelo mais giro à face da terra e há mesmo muita gente que o elogia e diz "quem me dera..." (e com razão).
Mas não é um cabelo liso, nem faz tudo o que ela quer...
No meio da histeria só dizia "eu detesto o meu cabelo, é gordo e é curto, e não vai para baixo!"
Quem não a compreende?
Não me lembro de não gostar do meu cabelo, para ser sincera, mas tenho a certeza que passei por isto a dada altura. Também sei que há muitas de nós que passam uma vida inteira sem o aceitar, a começar pela minha mãe que tinha o cabelo muito encaracolado e passou a vida (literalmente) a contraria-lo, a viver em função do que podia ou não fazer por causa do cabelo, a gerir o seu tempo de forma a poder (sempre) dar-lhe "um jeitinho" antes de sair.
Muitas vezes ouvi ao longo da vida que aceito os meus caracóis porque "são giros" ou "se o meu fosse assim eu também não esticava". Eu não acredito nisso. Acredito é que o meu cabelo seja giro porque eu o aceito e assumo tal como é - espetado, despenteado, com tendência a crescer para cima e não para baixo.
Depois de anos de cabelos lisos na moda, leio ultimamente que os caracóis estão de volta, até há movimentos nas redes sociais para todas as mulheres os assumam, se bem que não é qualquer uma que o faz...
Espero que a minha filha, com tempo, perceba que o seu cabelo, tal como ela, é único e especial, e que ela só tem de aprender a viver com ele, a tirar o melhor partido, a aceita-lo nos dias de chuva e franja frisada, a sacudi-lo  depois de um mergulho, a passar-lhe um pente antes de sair, encolher os ombros e acreditar que há dias em que não vale mesmo a pena perder tempo com ele.
É que não há nada mais cansativo que ser escrava do próprio cabelo. Acreditem.

2 comentários:

Cartuxa disse...

Muito bem!! Digo eu, do alto dos meus, sempre espetados e em pé...eu errei no século, tivesse vivido na época Jane Austen e estava fantastica. Mas assumo-o tal como é, Jane Austen do sec. XXI. Sim, soa mal. E não parece melhor. Damn.

Monja Beneditina disse...

Pois olhem o meu - que eu só consigo domar à força de elásticos (sim elásticos no plural, pois que são três)- teria feito sucesso para Las Meninas do Velasquez. Soltinho e pelo ombro é tal e qual!!!