quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Quantos mais filhos tens...

...menos sabes.
Só me apercebi disso quando a minha irmã engravidou do 4o filho, e se fartou de me fazer perguntas de mil pormenores que achava eu, ela saberia mais do que eu.
Depois comecei a reparar, e normalmente os bitaites e certezas absolutas vêm de quem menos filhos tem. Frases como "o meu filho faz isto porque o habituei" e coisas que tais são típicas de quem tem um ou dois no máximo.
Vejo-me agora à beira do 3o e não tem conta a quantidade de mensagens que troco com a minha prima (e comadre!) que foi mãe do segundo agora no dia 1. Ele é sobre o que se pode ou não comer, o que levar na mala da maternidade,  quais as fraldas a comprar, um sem número de perguntas. Só agradeço te-la por perto e sempre pronta a responder.
A experiência nestes casos só nos faz ter ainda mais dúvidas.

1 comentário:

Gordela disse...

Acho que se aplica a tudo. Quanto mais se estudo, quanto maior a experiência, maior a reflexão, mais dúvidas. Já dizia Sócrates (ou Platão...).
No caso da paternidade, os períodos pós-nascimento são tão intensos que toda a informação que adquiri naquele momento, passado o mesmo, desaparece...