quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eu, a organizada

Estou há anos (mentira, meses) para fazer isto, mas acabo sempre por adiar. Vamos lá ver se é desta...
Uma das regras de qualquer mãe organizada é planear as refeiçoes com antecedencia. Conheço mães que vão mais longe, e cozinham a ementa da semana no sábado e domingo, mas isso para mim já é ir longe demais.
Aconteceu algumas vezes cá em casa, antes do verão (esse desorganizador da vida doméstica), cozinhar grandes quantidades à 4a e à 5a feira (6a feira à noite já é fim-de-semana, come-se qualquer coisa), para congelar e não ter de cozinhar à 2a e à 3a - uma informação para quem não sabe, eu trabalho só às 2a, 3a e 4a, entrando às 8h da manhã (o que implica deixar o baby às 7h30 na escola), às 5a e 6a trabalho para um projecto por conta própria, com horário bem mais flexível. Assim, nos dias de maior trabalho e cansaço era só descongelar o que estava feito e eventualmente fazer um acompanhamento. Um hábito a recuperar nesta rentré.
O hábito que vou implementar e tentar manter é o de decidir a ementa da semana. Uma situação típica nossa é não termos nada em casa, aquela coisa de fazer compras por atacado ainda não nos entrou na cabeça. Resultado: acabamos por comprar coisas em cima da hora, perdendo tempo e dinheiro, já para não falar em comer vezes sem fim a mesma coisa (que há sempre na despensa): massa com pesto e cogumelos, massa com atum e molho de tomate.
Com a ajuda do blog As minhas Receitas (que está ali em baixo nas sugestoes de blogs) acabo de fazer a ementa desta semana e da próxima (entusiasmei-me, pronto...). Entre receitas novas, e outras de sempre que ficam esquecidas, já tenho a lista de compras para fazer de modo a não ter de andar a correr ao fim do dia a comprar jantar. Sempre que possível farei quantidades industriais, para poder congelar e guardar para a semana seguinte, fazendo com que um plano alimentar de 2 semanas estique para tres.
Paralelamente com isto, não tendo muito a ver mas não deixando de ter, a partir de hoje o baby vai passar a fazer todas as refeiçoes da escola. A alimentação está incluída no preço, mas até agora ele tinha levado sempre a lancheira. Durante os primeiros meses fazia-me confusão não ser eu a fazer-lhe a sopa. Agora está com quase 11 meses, já está crescido, era o único a levar almoço, eu tenho plena confiança na cozinha da escola, pelo que seguindo a sugestão do Te (que andava a falar nisso há semanas), deixei-me de galinhices e resolvi começar a ser prática. Começou por ser apenas ao lanche, mas a partir de hoje almoça e lancha igual aos outros meninos. Assim, a mesma quantidade de sopa que costumo fazer vai dar para mais dias, já que vai come-la apenas ao jantar, e durante uns tempos terei apenas de lhe comprar carne para as refeiçoes do fim de semana.
A ver se isto entra nos eixos, que com a nossa desorganização habitual de estudantes-universitários-inconscientes-a-partilhar-um-apartamento não vamos a lado nenhum.
Vamos ver quanto dura tanta organização, mas para já estou orgulhosa de mim!

3 comentários:

raqlinha disse...

Uma vez por mês cá em casa fazemos as compras do mês, levamos o supermercado todo para casa. Gabo a tua paciência para ir ao supermercado todos os dias! Que secão!

disse...

Olá Mary

Olha naqueles dias que queiras variar a massa, esta é uma receita facil não dá trabalho quase nenhum e fica bem saborosa :-)
Não se já conheçes...fica a receita.
Basta teres em casa, 1 pacote de sopa de marisco, 1 pacote de camarão (tam. médio) congelado s/casca (tipo PD), 1 embalagem de lombinhos de pescada (s/pele nem espinhas), pode ser tb PD; E 1 pacote de natas.
Num pirex colocas directamente os lombinhos de pescada, depois os camarões, a seguir deitas o conteudo do pacote de sopa e por fim as natas all over. Vai ao forno (antes de começares a elaborar a refeição já ligaste o forno) por cerca de 30 a 40 minutos. Serves com arroz branco e vais ver que é um sucesso :-)

Bjinhos

Mary disse...

Obrigada pela sugestão. Vai já entrar no menu da semana que vem!