sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mãe orgulhosa

Anteontem saí da escola a babar, quando a educadora do baby disse que ele é o menino que melhor se porta, que está sempre bem disposto, que menos trabalho dá, que está sempre bem.
E eu podia inchar de orgulho das minhas capacidades de mãe, mas tenho de admitir que tudo isto é mérito dele, não meu.
  • Adormece sozinho: durante os meses a berros e birras e a dormir como um passarinho, eu, contra todas as recomendações, comecei a adormece-lo apenas ao colo. E ouvi muitas vozes inquisidoras "não sabes no que te estás a meter!", "ele vai ter 3 anos e ainda adormece no colo", e outras que tais, mas eu só queria era que ele dormisse! Meses e meses de embalo para adormecer, até que depois de 2 semanas na escola o rapaz começou a adormecer sozinho na cama dele. Um sonho. Depois da história deito-o na cama, fecho a luz e saio do quarto. Mai nada.
  • Adormece em todo o lado, mesmo com barulho: esta também é das regras de ouro dos livros - habituar a dormir com barulho durante o dia. Qual quê, se o rapaz acordava com os barulhos, eu desligava a televisão e andava pé ante pé, telemóvel no silencio e tudo o mais, só para ter uns momentos de sossego. Com passar do tempo e com a escola ele foi-se habituando, e hoje adormece na cadeira debaixo de fogo-de-artifício (aconteceu em Santiago), durante jantares de família, casamentos e baptizados.
  • Come de tudo, não estranha nada, gosta de tudo: pura sorte, o rapaz também não tem a quem sair esquisito...
  • Dá-se bem com toda a gente, é sociável: passei meses fechada em casa com ele durante os primeiros tempos, pelo mau tempo e pelo perigo da gripe A. Ainda assim, não ficou bicho-do-mato.
  • Porta-se bem nos restaurantes: meses a fio sem ir jantar fora, com medo que a coisa corresse mal, só em Amsterdam, já ele tinha 7 meses é que nos apercebemos que podemos sair para jantar com ele à vontade, que basta um embalo na cadeira e ele dorme o jantar todo.

E a lista pode continuar.
Acho piada quando ouço algumas mães dizer "eu sempre os habituei a isto ou aquilo", eu antes de ser mãe também pensava que podia ser assim. E pode, mas depende muito dos miúdos. Conheço miúdos que dormiram com os pais meses a fio e que agora dormem sozinhos, outros cujos pais insistiram imenso para que fiquem na cama deles, uns com outros sem sucesso. Colegas dele na escola habituados a dormir no colo que continuam a fazer birras para adormecer até hoje...
Por outro lado, eu sempre o habituei a brincar sozinho no parque - isso até poderia ser algo de que me posso gabar - mas tenho a certeza que muitos outros pais também o fizeram, com resultados diferentes.
As qualidades do meu filho, por muito que eu gostasse de me gabar, são mesmo mérito só dele.
Sorte a minha...

1 comentário:

Tia C. disse...

Concordo plenamente. Os filhos (nesta fase) dormem e comem mais e melhor, são risonhos, vão ao colo de toda a gente, ficam sentados sozinhos a brincar etc. etc. etc. apenas se eles quiserem e nós bem podemos ir tentando... em vão. A parte boa é que me parece que mais tarde é nossa função ensiná-los e educá-los a serem bons meninos e fáceis de cuidar ;) O H, que no início vos deu algum trabalho, resolveu compensar-vos nesta fase e dar-vos algum descanso. É um menino lindo e fofo... com genes muito bons, claro!