sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Mudanças 2

Por outro lado, esta coisa de andar sempre literalmente com a casa às costas também tem as suas vantagens:

1) Não gastamos dinheiro em coisas estúpidas e supérfluas só porque sim (porque um dia sabemos que vamos ter de acartar com elas escada abaixo e escada acima)

2) Não acumulamos inutilidades por muito tempo. É incrível a nossa capacidade de acumular porcarias. Quando temos de pegar nas coisas e partir descobrimos uma infinidade de jornais e revistas, canetas, porta-chaves, publicidades, caixinhas de qualquer coisa... eu sei lá, um mundo de objectos que não fazem falta nenhuma! Na hora de mudar...toca a deitar fora!

3) De cada vez que mudo há uma quantidade de roupa que dou, o que tem contribuindo para uma redução substancial do meu guarda-roupa deixando lugar para coisas novas e/ou que realmente uso - isto para muitas mulheres que eu conheço seria uma coisa negativa, mas não é para mim.

4) Ganhamos a capacidade de nos sentir em casa rapidamente e por outro lado não nos agarramos às memórias de uma casa. Nunca fui muito apegada a coisas materiais e agora ainda menos. Quando saí da minha 1ª casa onde vivi sozinha pela 1ª vez e onde fui muito muito muito feliz, saí e fechei a porta como se fosse voltar nessa mesma noite. Só mais de 1 ano mais tarde tive de facto saudades desse espaço e do que ele significou, mas hoje passo à porta do prédio e não sinto nada de especial.

Quase que mudamos de casa como quem muda de camisa...

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois pois...o meu armário ja esta um bocadinho,pouco, mais vazio!! cada vez que alguma coisa fica presa na porta (é o mal das portas de correr), so penso em ti e no teu sentido prático!!

sofia disse...

Tens toda a razão. Sabes que eu tambem passo a vida a mudar de casa, e sei bem a tralha que se guarda. Mas ao contrário de ti, quando passo à porta de uma das casas antigas fico nostálgica. Por exemplo, nunca mais consegui voltar à ericeira.

Bjs

Sofia