terça-feira, 25 de setembro de 2007

Posts e comentários

Os blogs são como livros com direito a resposta.
Há uns tempos atrás ouvi/li alguém (Miguel Esteves Cardoso/Rui Zink??? não me lembro) dizer que fazia anotações nas margens dos livros porque os livros não permitem resposta.

Com os blogs isso acabou. Toda a gente pode dar a sua opinião/comentário/resposta/conselho, basicamente meter a sua colherada, dar o seu parecer, emitir o seu juízo sobre isto ou aquilo, quer tenha muito ou pouco a ver com o post original.

Nunca escrevi um livro, e no meu blogzito modesto apenas comentam pessoas que me conhecem (e é apenas para vocês e para mim que eu escrevo), mas imagino que quando se publica um livro não se consiga imaginar as multiplas interpretações que pode ter.
O autor escreve com uma ideia e logo nós criamos a nossa quando lemos e a maioria das vezes essas ideias não se cruzam.
Mas quando se escreve no blog estamos sempre sujeitos a resposta, e ela vem nua e crua como a verdade junto ao nosso post (podemos apaga-lo, mas há sempre um momento em que a opinião é pública).
Essa opinião vai depois influenciar quem lê o post original. O comentário passa a fazer parte do post, e é ele próprio sujeito a interpretações.

É de facto uma nova maneira de comunicação. Talvez não seja assim tão nova, eu é que sou nova nestas coisas.

Isto tudo não deixa de ser estranho.

Sem comentários: