segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Leitura em dia

Estou bem contente com este regresso à leitura, que tanta falta me estava a fazer. Nada melhor do que andar envolvida com um livro, daqueles que nem damos pelo tempo a passar, acompanhar as personagens a par e passo, viajar com elas e estar sempre desejosa do próximo encontro. Tudo é uma questão de vontade/disponibilidade, pois se estivermos para aí virados conseguimos sempre nem que sejam uns minutinhos por dia para ler.
Estas férias fui acompanhada pelos seguintes títulos:
Não gostei. O senhor escreve agora telenovelas da TVI, e de facto este livro podia adaptar-se perfeitamente a uma telenovela. Tem aspectos positivos: o dia a dia no antes, durante e depois do 25 de Abril, a transformação da personagem principal nesse período. Tudo o resto eu não gostei: a história, a maneira de escrever, as personagens, enfim. Foi daqueles que apesar de já estar a ver o que vai acontecer quis ir até ao fim, só para depois confirmar que é mesmo muito mau.

Gostei muito. Passa-se na altura em que a corte portuguesa se muda para o Brasil, e é baseado numa história real. Tem a particularidade de que cada capítulo ter um narrador diferente - ora o protagonista, ora o escravo deste, ora a escrava da mulher, ora são as cartas enviadas aos pais - o que lhe dá um ritmo engraçado e interessante. Para quem gosta de História, em particular desta época, é muito giro.

Também gostei muito. Também tem vários narradores (um bastante improvável, até) e uma história diferente e interessante. Li emprestado do meu cunhado que o leu num dia, depois do Te o ter lido também de uma golfada só. Eu demorei dois ou três, mas lê-se muito bem. Nunca tinha lido nada dele e gostei bastante.
Este sim, li de seguida, num serão e numa manhã de praia (no primeiro dia de escola dos miúdos em que fui 2 horitas sozinha para a praia, coisa que não acontecia seguramente desde 2005 e que me soube assim, pela vida). Pode ter sido de o ter lido nessas circunstancias, mas fiquei fã da escrita do Mia Couto. A maneira como encadeia as palavras, numa prosa que é um poema, de uma delicadeza que só visto, parece que escreve para nos dar prazer - é um livro que é um doce. Também nunca tinha lido nada dele, e comprei este pois por ser bem pequeno achei que era uma boa maneira de entrar neste universo. Gostei muito.

Com isto acabaram as férias, e para a rentreé estou a (re)ler este:

Digo re-ler porque já o tinha começado, porque temos em inglês. O Te leu-o em inglês ainda na Holanda (onde o comprámos) e gostou bastante. Eu tentei ler quando regressamos, mas por uma razão ou por outra desisti ainda no princípio. O facto de ser em inglês não ajudou, lá está, exige uma concentração que nem sempre tenho. Nestas férias voltámos a falar nele, e o meu pai emprestou-me em português. Começando a ler percebo porque desisti do inglês, todos aqueles cenários, aqueles adjetivos a descrever as atmosferas nebulosas da madrugada, as tempestades nocturnas, os livros do cemitério dos livros, houve com certeza 1000 pormenores que me passaram ao lado e que estou a apanhar agora. Ainda não ultrapassei o que já tinha lido, mas estou a gostar.

E por aí, o que andam a ler??




5 comentários:

Tella disse...

Li dois livros durante a minha estadia na ilha (15 dias). Fiquei super orgulhosa.
comecei a ler O Rio Triste de Fernando Namora mas estou no início e acho que vai levar muito tempo...

Fiquei com vontade de ler o Guardião de Livros. Um dia,emprestas-mo. ;)

Cartuxa disse...

Eu acabei de ler ontem A Queda dos Gigantes, do Ken Follet, sobre a 1ª Guerra Mundial e AMEI, como aliás todos os que já li dele. Depois de novecentas e tal páginas tive muita pena de me despedir daquelas personagens... O modo como Follet intercala ficção e realidade é espetacular. Comecei hoje o Terceiro Gémeo, do mesmo autor. Sou fã incondicional.

Naish disse...

Eu comercialóide ignorante me confesso, apenas li o "Inferno" do Dan Brown!...

Coisas simples, que agarram rápido, ideais para quem não pode ler mais que 15/20 minutos sossegado...

carolina disse...

Nas férias, li 5 livros e meio.
Não gostei d'A última noite em Twisted River (John Irving); Achei piada a Uma Caneca de tinta irlandesa (Flann O'Brien); Adorei A tarde Azul (William Boyd); Adorei O ladrão que estudava Espinosa (Lawrence Block); Não achei piada a Mentiras de Mulheres (Liudmila Ulitskaia).
Agora ainda estou a ler o último que comecei nas férias: Encontro em Samarra (John O'Hara) e estou a gostar, mas com muito menos tempo para o ler...

Mary QA disse...

Tella, quando quiseres.
Carolina a dar cartas e a marcar o ritmo da leitura - alguém supera??
Naish - depois de ter tido filhos o meu ritmo de leitura era de 1 livro por ano, só agora estou a recuperar. 1 livro nas férias é óptimo! E não te deixes enganar que eu cá também tem de ser linguagem simples, capítulos curtos, nada de grandes complicações. O que interessa é continuar a ler!