quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Reflexoes sobre as férias

• pela primeira vez tirámos 3 semanas de seguida, mas contra as expectativas não ficámos fãs. Se por um lado soube muito bem vir embora do Algarve sabendo que as férias não terminaram, por outro na última semana de férias já estávamos relaxados, já tínhamos tido praia e piscina e tudo e tudo, e de certeza que teríamos apreciado mais se tivéssemos trabalhado na semana anterior. Para o ano a ideia será fazer 2 semanas juntas e 1 em separado.
  • em muitas coisas foram umas férias mais descansativas - eles estão mais crescidotes, nós estamos (muito) mais organizados, dormimos muitas sestas, deitamo-nos relativamente cedo - em outras foram muito cansativas - eles estão nos terrible 2 e terrible 3, ela está a tirar a fralda pelo que nos presenteou com belas prendas em todo o lado (restaurantes vários, vários locais do carro, casa, rua, todo o lado menos no penico, parecia um gato a marcar território), tivemos sempre de usar o carro para ir/vir da praia, por uma razão ou outra fizemos menos fins de tarde na praia que é a minha hora favorita
  • para conseguir descansar e fazer outras coisas fizemos a chamada "praia saudável" várias vezes, e foi bem agradável. Mas nada se compara ao dia inteiro de praia, nada feito.
  •  começamos as férias em Aljezur e tivemos azar com o tempo - esteve sempre um barrão de nevoeiro estúpido em cima das praias. Na praia estava inverno, cinzento, quase a chover, no estacionamento já estava sol. No primeiro dia fomos descendo a costa vicentina de praia em praia a ver se o nevoeiro passava, e acabámos por passar a tarde na praia da Salema (já na costa algarvia). No segundo o cenário "dom sebastianesco" repetiu-se, pelo que fomos logo directos à Salema, de que fiquei fã. Em Aljezur as noites estavam frias e húmidas, as roupas sem secar no estendal, e tivemos de vestir calças de ganga e casaco (que levamos para as férias para usar só em caso de emergência mesmo), a casa até tinha um terraço bem simpático, mas o frio da manhã e da noite nem permitiu fazer lá as refeições. Por tudo isto, eu, que amo a costa vicentina do fundo do meu coração, não pretendo voltar lá nas férias tão cedo. Para o ano é Algarve connosco e nem se fala mais nisso. Uma coisa é um fim de semana, mas nevoeiro, frio e mau tempo nas minhas férias é que não.
  • casa de praia com piscina é assim um luxo a considerar. Nos tais dias saudáveis optámos por fazer piscina de manhã, almoço cedinho, sesta e depois praia com ela! Foram dias muito bem passados e descansativos.
  • por sugestão da dermatologista voltei a comprar creme mineral para a criançada. Além de ultra pegajoso e difícil de espalhar, fica muito mais caro, mas uma pessoa faz tudo pela saúde dos filhos. Tudo muito bem até à primeira manhã na piscina. Apesar das várias aplicações, a porcaria do creme vai saindo, sendo que a mais nova chegou ao fim do dia com umas belas bochechas vermelhas, apesar de não ter estado ao sol nas horas de calor. Ora eu, branca e loura, tenho horror a escaldões. Fomos logo à farmácia comprar o protector 50 de crianças normal (filtro químico) e não tivemos mais preocupações. Creme mineral sim senhor, nos bebés que não saem da sombra. Lição aprendida.
  • antes das férias passámos numa mega-loja de desporto e comprámos daquelas toalhas de micro-fibra para o Te e crianças (eu uso sempre canga), e também um saco leve, grande, que dá para por no ombro (o carrinho das rodas este ano ficou em casa, não dá jeito quando temos de dar a mão a 2 crianças). Reduzimos bastante a tralha e o peso do que levamos para a praia e ficámos contentes com isso.
  • mais uma vez conseguimos levar o mínimo de roupa nas malas, e ainda assim trazemos metade por usar. Para 3 semanas de férias levei roupa como se fosse para 5 dias. Usei apenas 3 mudas de roupa nas primeiras 2 semanas. Começo a considerar a máquina da roupa um requisito essencial nas casas de férias - não há pachorra para malas atulhar, e depois regressar a casa com tudo para lavar! Assim vou lavando a roupa de todos a cada 2 dias, estende-se num instante, e no dia seguinte está pronta a usar. Resultado: nas fotos de férias aparecemos sempre com a mesma roupa, mas chegando a casa é só arrumar tudo na gaveta. Perfeito.
  • acabar as férias num hotel, sem ter de pensar em pequeno-almoço e jantar, é também um daqueles luxos que começo a considerar essencial.
  • na última semana partilhámos a casa com 4 adolescentes e mais uma criança. Ai a adolescência, a adolescência... eu própria, que fui uma adolescente mesmo mesmo adolescente, me surpreendo com a incapacidade de os entender. A adolescência é como um idioma que está sempre em mutação e que só se fala em determinada altura da vida. O adulto acha que porque já falou esse idioma entende tudo, mas no fundo já não o usa há que tempos e não entende nada de nada. Achamos que lá porque fomos adolescentes pescamos alguma coisa do assunto, mas não. E pronto, é ve-los a revirar os olhos e sem pachorra para nada e pensamos "mas eu era assim?". Era. E muito pior.
  •  foram umas férias fantásticas com tudo de bom, mas ficou a sensação de faltar qualquer coisa... talvez não tenha havido o corte com a realidade que acontece na ilha-maravilha (onde fomos no ano passado), ou talvez tenhamos prestado pouca atenção às nossas férias a 4 (acabámos por ir só 3 dias para Aljezur porque deixamos tudo para a última). Dois pontos a retificar em 2014. Falta muito?

gabzia disse...

Passo férias na Costa Vicentina há muitos anos e este ano foi excepcional no que diz respeito ao nevoeiro. Também apanhei esses dias a semana toda em que lá estive. Muito decepcionante. Se tivesse sido a minha primeira vez por lá, também não repetiria.

Cartuxa disse...

E nós por cá com calor e sol desde as 5 e tal da manhã...Pra próxima tentem as margens do Alqueva! Bom tempo mais do que garantido! Meu marido ficou roído de inveja desse nevoeiro fresco, ele há gostos para tudo...

P. disse...

Tiveste azar Mary. Em 8 anos de costa vicentina este foi claramente o melhor, grandes dias, grande mar e quente e sem casacos a noite. Porto Covo na 2a quinzena pro ano, Bora?

Naish disse...

P.,

Porto Covo não é costa vicentina, é costa alentejana. Julgo que vicentina é só a do algarve atlântico.

Comungo de muitos pontos, incluindo o barrão, que também apanhei em VN1000F, provavelmente na mesma semana em que estavam em Aljezur.
Depois estivemos 1 semana perto da Praia da Salema (onde fomos 1 dia) e apanhámos um tempo fantástico (Cordoama, Castelejo e Amado a dar cartas), sem vento ou com pouco, água a 21/22 graus... perfeito!

Naish com dúvidas disse...

Fui pesquisar sobre a costa vicentina, e se calhar começa em Sines, não fiquei totalmente esclarecido.

Só para não me caírem em cima... embora havendo o Cabo de S. Vicente faça sentido que se associe à ponta algarvia e não tanto à parte alentejana.

Mary QA disse...

Eu considero costa vicentina a zona do Parque Natural, pelo que P.Covo estaria incluído, mas tb sem certezas.
P. o teu próprio comentário diz tudo, se em 8 anos foi a 1a vez que não puseste casaco à noite, não é claramente o local indicado para as minhas férias. Eu sou pé de chinelo mesmo, e gosto de andar de fato de banho todo o dia, sem casacos, sapatos, calças...nada melhor do que uma boa noite de verão a ler no terraço, sem frio.
Já passei férias/fds na costa vicentina várias vezes (Aljezur, Carrapateira, VN1000F, PC, Melides) e tb nunca tinha apanhado este nevoeiro e frio à noite. Mas ter de andar de calças e casaco, com uma mega-humidade que as toalhas estavam mais molhadas de manhã do que à noite, com um terraço e sem poder usufruir, foi um golpe demasiado forte para nós! Ora bolas, estávamos a aguar pelas férias e começam logo assim! Para depois chegar à Salema e estar sol, calor e água quentinha! Costa Vicentina fica "on hold" até nos esquecermos lol!

Ahah, espera!
Eu não disse que nos outros 8 anos usámos casacos... vá, 50/50!

Mas quis sim realçar o azar que tiveste porque a 2ª quinzena, de 16 a 30, foi um tempo magnifíco. Óptima praia, óptimo mar, óptimas noites...

Nota: sempre ouvi dizer que a Costa Vicentina começa em Sines. Sem certezas também.

P. disse...

E onde não há um bocadinho de frio, há muitas melgas no sossego a ler, prefiro frio camisola à noite ano sim ano não e muito bom tempo de dia. (sim, em 8 anos, "nunca não fui à praia!")