No sábado foi dia de organizar mais uma festa de anos aqui, desta vez a festa era de uma menina de 8 anos.
Na hora de abrir os presentes, que eram muitos, pois eram mais de 20 convidados, reparei num detalhe que me fez pensar.
Na hora de abrir os presentes, que eram muitos, pois eram mais de 20 convidados, reparei num detalhe que me fez pensar.
A rapariga, que não tinha ar de ser das mais vaidosas recebeu 3 ou 4 malas e malinhas (em tons de cor-de-rosa, claro), roupa (top's fashion, 2 vestidos, 1 havaianas com flores), conjuntos de maquilhagem, toda uma panóplia de acessórios (brincos, pulseiras, fitas, bloquinhos e canetinhas) cor-de-rosa ou lilás com brilhantes, e apenas 1 jogo sobre ciencia.
Como estamos a educar as nossas meninas?
Acho que todas precisamos da nossa fase Barbie-girl, todas precisamos de ser kitsh até mais não, de usar e abusar dos brilhantes e do rosa-shock até enjoar. São fases que passam.
No entanto, se compararmos com os presentes recebidos por um rapaz na mesma idade, em que normalmente os jogos abundam (de cartas, de perguntas e respostas, mais desportivos, etc), não deixa de fazer confusão a mensagem que estamos a passar às nossas meninas.
Enquanto mandamos a rapaziada desenvolver o intelecto, a capacidade de definir uma estratégia ou trabalho em equipa, mandamos as meninas ficar bonitas.
Vou ter isto em conta no próximo aniversário das minhas sobrinhas.
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