quinta-feira, 4 de março de 2010

Ex-fumadora em recuperação


Faz por estes dias 8 anos que deixei de fumar.
Nunca cheguei a fumar 1 maço por dia (só por noite eh eh eh), mas ainda assim fumava bastante, principalmente devido à carregada agenda social desses anos de fumadora activa.
Deixar de fumar foi uma surpresa, até para mim.
O último cigarro que fumei foi na companhia da prima, na janela da casa de banho num jantar de sábado em casa da avó - não sabia que havia de ser o último, e nada o fazia prever. No dia seguinte fui almoçar a casa de uns tios e chovia torrencialmente - ninguém fumava e ir ao terraço estava fora de questão. Quando dei por ela o dia tinha passado e eu não tinha tocado num cigarro. Fez-se luz e pensei "se consegui passar o dia de hoje, também hei-de conseguir os outros todos".
Não disse nada a ninguém e andei 3 dias com o resto do maço na mala, sem lhe tocar. Ao fim de 3 dias entreguei esse maço ao Tê e disse "deixei de fumar".
Para mim nunca foi "estou a deixar", ou "estou a tentar deixar", foi mesmo radical: deixei e ponto final.
Nunca mais peguei num cigarro, nem mesmo para segurar enquanto o amigo veste o casaco - isto porque não sei o que pode acontecer se tiver um cigarro na mão.
Ouvi uma vez um ex-toxicodependente dizer que o momento mais perigoso é aquele em que achamos que estamos curados. Eu claramente não estou, e hei-de sempre estar em recuperação.

Para quem está a pensar largar o vício aqui fica a minha estratégia:
  • andar sempre com pastilhas elásticas atrás e comer uma nas alturas críticas em que sempre se puxava do cigarro - depois do café, enquanto se espera pelo comboio, depois da refeição, etc.
  • durante um tempo evitei encontros em cafés e saídas à noite
  • mentalizei-me mesmo que deixei de fumar, que era definitivo pelo menos por um tempo - depois quem sabe um dia poderia ser pessoa de fumar um cigarro ocasional depois do jantar - não sou, e provavelmente nunca serei, mas admitir que nunca mais ia pegar num cigarro era difícil demais na altura
  • contei a toda a gente, e fiquei surpreendida com algumas reacções, super positivas e encorajadoras
  • re-descobri o prazer do cabelo a cheirar a champô, da roupa a cheirar bem todo o dia
  • fiz as contas a todo o dinheiro que gastava por ano em tabaco, e percebi que dava para fazer uma bela viagem
  • tive presente que o fracasso na 1ª tentativa de deixar de fumar condena à partida as outras tentativas, e que muita gente acaba por fumar mais depois de tentar deixar de fumar
  • informei-me sobre o assunto e descobri que o primeiro ano sem fumar é essencial: durante o 1º ano 80% das pessoas voltam a fumar, ao passo que no 2º ano apenas 30% têm recaídas - eu queria mesmo fazer parte do grupo dos que não desistem. Ainda assim fui sabendo de casos de pessoas que ficaram 10 ou mesmo 20 anos sem fumar que acabaram por voltar - nunca estamos curados, lá está
8 anos passados não posso dizer que nunca há alturas em que me apeteça um cigarro, mas estas são cada vez mais raras.
Olho para as minhas fotografias a fumar e não me reconheço, mas por outro lado acho estranho quando as pessoas que me conheceram durante estes 8 anos me dizem que não me imaginam a fumar.

Passei a ter mais dinheiro, mais saúde e a ser mais cool ainda por ter deixado de fumar.
Para mim é um motivo de orgulho ter conseguido.
Foi uma óptima decisão. A melhor.

5 comentários:

Pipos disse...

Apoiado!!

Ainda bem que deixaste de fumar.
E és uma mulher muito mais rica em todos os campos!!

Naish disse...

Tens toda a razão.
chamem-me higienista ou asae encapotado, mas hoje em dia é muito mais cool não fumar, ao contrário, presumo, do que se via nos 80's, princípios dos 90's (ou eu deixei de lidar com adolescentes, também é possível!).

ex - fumadora disse...

Foi mesmo das melhores decisões da tua vida! Como já várias vezes contei, a mim também me custou deixar de fumar e é como tu dizes estamos sempre em recuperação..!deixei de fumar na 1ª gravidez, voltei, deixei de fumar na 2ª...voltei! e à 3ª disse "agora tem que ser de vez!" E foi. Mas não foi por não ter vontade de fumar mas sim porque a força de vontade se sobrepôs.

sofia disse...

pois! não fazia a minima ideia de que já tinhas fumado, e não, não te consigo imaginar a fumar, é que não tem mesmo nada a ver!!!
E parabéns!

Zinha disse...

You bet you're much cooler! Lembro-me bem de responder ao Mim que já não fumavas porque eras esperta e sabias que fazia mal... quando ele contrapôs « E ninguém avisou o Tiago?!» fiquei de 4... aproveitei para demonstrar que para algumas pessoas é tão difícil, que o melhor mesmo é nem provar...