sexta-feira, 19 de março de 2010

"No dia do pai...

...uma surpresa das suas gorduchas!"

Começava mais ou menos assim a gravação.
Estávamos em 1983 ou 84, e no dia do pai a minha mãe organizou-nos às 3 para fazermos uma cassete para o pai. Gravador em punho, dedos no REC e no PLAY ao mesmo tempo, e ali estivemos as 4 num verdadeiro show de talentos.
Ouvem-se poemas, anedotas e adivinhas, canções em inglês (Good morning good morning, how are you this morning?) e francês (Frére Jacques, frére Jacques), a mana mais velha a tocar flauta (As Ceifeiras e o Eh Pó e Taitaiê - quem se lembra?), e eu a falar (imaginem!) alemão. Na altura a minha mãe acreditava na minha capacidade linguística e resolveu apostar em ensinar-me aquilo que não se aprende na escola, alemão portanto (as únicas palavras que sei até hoje).
Numa época em que não havia máquinas de filmar, este registo sonoro das nossas vozes naquela idade, vale ouro. E é tão estranho pensar que aquela voz um dia já foi a minha.
Naquela cassete somos outra vez pequeninas e estamos em casa a fazer parvoíces, no dia do pai.

Não tenho qualquer recordação desse dia em específico, mas há uns anos atrás a minha irmã descobriu a cassete original e fez-nos cópias de presente. Só que agora já não tenho onde ler cassetes - alguém sabe de uma maneira de passar de cassete para cd?

4 comentários:

a do meio, claro! disse...

Epá, eu não tenho essa cassete! Onde é que a pus? Pelo contrário, eu lembro-me muito bem desse dia, as 3 no quarto, sentadas no chão com o gravador no meio. E na cassette há vários cortes e enganos que ficaram! Um tesouro, até porque nós não temos filmes em pequeninas, ao contrário de muita gente.

A mais velha!!! disse...

Eu tenho a dita cuja algures guardada! E lembro muito bem de rirmos à gargalhada cada vez que nos enganávamos, o que aconteceu com a frequência esperada...Uma que não esqueci e deu muito que rir cá em casa foi a Bibita a apresentar «Agora a Zinha vai cantar da flauta o Malhão,malhão...» Nunca esqueci o «tocar na flauta/cantar da flauta»... Bons tempos, manas! E o cartaz que todos os anos pendurávamos na sala de jantar?! Nas ondas do teu cabelo... Ai que saudades!

T disse...

Tenham calma, as 3, que já arranjei forma de passar a cassete para cd, e faço cópias para todos.

Resta saber se a mais nova sabe onde está a dita...

Naish disse...

Eh Pó e Taitaiê?!?! LOL, que pagode!

A vossa flauta não era preta ou castanha, apenas com o sítio onde se põe a boca (deve ter nome) em branco ou beije?!
Emprestaram-ma no meu 5º ano, quando eu saquei um valente 2 (em 5)!
Ainda me lembro que o saco/protecção era uma espécie de serapilheira encarnada...